Jogadores da seleção brasileira indo para a China, fato que seria digno de piada há 5 anos, hoje é muito comum. Dunga deve ver o mercado asiático como um grande vilão. Ele perdeu nomes muito utilizados nas últimas convocações, como Robinho, Paulinho, Diego Tardelli, Éverton Ribeiro, e outros. Agora os novos alvos são os jogadores do atual campeão brasileiro, o Corinthians. Renato Augusto e Elias estiveram presentes nas últimas convocações estão muito próximos de fechar com times chineses. Jadson e Ralf também já vestiram a amarelinha, o primeiro já fechou, o segundo tem proposta.
Alguns casos são até compreensíveis, Luis Fabiano, Jadson e Robinho não estavam mais sendo aproveitados na seleção e já estão na fase final de carreira. O atacante ídolo do São Paulo já tem 35 anos e não vivia uma boa fase no tricolor paulista. O meia ex-corinthians tem 32 anos e apesar do ótimo último ano no timão, não tinha mais muitas perspectivas de crescimento na carreira. O atacante revelado pelo Santos, completa os mesmo 32 anos este mês. Inegavelmente o fator financeiro é muito agradável, especula-se que a média salarial dos brasileiros na China seja de R$ 2 milhões por mês. Por outro lado, abre-se mão de visibilidade, já que o mercado asiático tem um nível bem baixo, e esses atletas acabam "sumindo".
Diego Tardelli e Éverton Ribeiro, quando atuavam no Brasil estavam na seleção, o centro-avante chegou até a ser titular em algumas ocasiões, mas preferiram os altos salários à vestir a amarelinha. Renato Augusto é o novo alvo. O craque do Brasileirão de 2015 recebeu uma proposta salarial quatro vezes maior do que ganhava do Corinthians. O meia foi convocado por Dunga e começou jogando a última partida, marcou até gol, era muito cotado para continuar marcando presença nas listas da seleção.
![]() |
Paulinho, Robinho e Ricardo Goulart tiveram passagens recentes pela seleção, hoje atuam na China foto: ESPN |
Há sete meses, Paulinho trocou o Tothenham da Inglaterra pelo Ghanzou, da China. "Eu tenho certeza que eles fizeram uma boa escolha. Não vão se arrepender". O meia conquistou o título nacional e continental pelo novo clube. Disputou o mundial de clubes, marcou gols importantes em todas conquistas, mas mesmo assim, pouco se ouviu falar no volante, que foi titular em alguns jogos da Copa de 2014.
No ano passado, o Brasil foi quem mais exportou talentos para a China. Os números de 2015 confirmam a força deste novo mercado. 28 brasileiros disputaram o campeonato chinês (para comparar, foram 20 brazucas jogando na Alemanha e 16 na Inglaterra).
Não são só jogadores que entram na mira das equipes chinesas. Técnicos brasileiros também pintam por lá. E não são treinadores fracos, alguns já tiveram comandaram a seleção. Luxemburgo, Mano Menezes e Felipão estão na Ásia.
Lucas Lima foi um dos raros casos que recusou engordar sua conta bancária e preferiu ficar no Brasil. O meia do Santos e da seleção diz que não quer isso para a carreira dele neste momento. Isso deveria ser a linha de raciocínio de todos os jogadores. Já que muitos perdem com isso, a seleção perde muita força, o campeonato brasileiro deixa de ser tão disputado. Mas em muitos momentos, o dinheiro vale mais que tudo isso.
![]() |
Lucas Lima deve continuar sendo convocado. Ele continuará no Santos em 2016 foto: list-it.net.br |