E não foi só o blog que voltou. A CBF anunciou que o novo técnico da seleção será Dunga. Ele mesmo, nosso capitão na copa de 1994 e treinador em 2010.
![]() |
Dunga na copa de 1994 |
Considerado pela revista época um dos 100 Brasileiros mais influentes no mundo, não teve uma carreira como jogador recheada por títulos, mas já chegou a ser considerado o oitavo melhor jogador do mundial FIFA. Jogou em clubes da Itália, Alemanha, Japão e Brasil.
Como treinador foi muito questionado, principalmente pela falta de experiencia e por ter "pulado etapas". Seu primeiro emprego foi direto a seleção Brasileira na Copa de 2010. Na preparação para o torneio, foi campeão da Copa América e ficou em primeiro lugar nas eliminatórias se classificando com 4 rodadas de antecedência. Mas na Copa, foi derrotado pela Holanda nas quartas de final, naquele que seria seu último jogo no cargo. Nos números é sim verdade que Dunga não tem um aproveitamento ruim. Mais de 75%, com apenas 6 derrotas nos 60 jogos. Porém ele nunca convenceu muito, e foi bastante criticado por seu temperamento. Diz ele que refletiu muito sobre isso e melhorou nesse aspecto. A estréia pela seleção será em setembro em amistosos contra Equador e Colômbia
Ele Substituiu Luiz Felipe Scollari após ter sido demitido pela CBF há quatro anos. Já se dava o nome de Dunga como certo no cargo há uma semana, mas ele foi apresentado apenas nessa terça-feira, no Rio de Janeiro. Apesar da grande rejeição por parte do público, o capitão do tetra se diz feliz em reassumir o cargo e confiante em recuperar o prestigio dos torcedores.
- A pesquisa está aí para ser derrubada. Eu acredito muito no torcedor brasileiro, no carinho que o torcedor tem pela seleção brasileira. Como falei, não sinto essa tamanha rejeição pelo o que está se falando por onde eu passo. Toca a nós mudarmos a opinião das pessoas. Eu não penso em mim, penso na seleção brasileira. Se a Seleção estiver bem, eu vou estar bem, estar feliz. Tem muito sacrifício, mas a alegria e satisfação é bem maior - disse o novo treinador.
Dunga tem um estilo de convocação bem próprio, as vezes convoca jogadores de times pequenos e sem conhecimento algum do público nacional. Ele gosta muito também de uma marcação forte. Efetuadas por quase todos em campo. Com isso, da seleção atual, Dani Alves, Marcelo, Paulinho e Hulk saem perdendo com o novo treinador. Cogitados na seleção, Alexandre Pato e Ganso ficam mais distantes de uma convocação. Por outro lado, o estilo de jogo que agrada a Dunga sugere que Ramires (jogando como ponta direita e não volante), Filipe Luis, Miranda, Felipe Melo, Sandro e Lucas Leiva devem ser nomes constantes na seleção canarinho. Lembrando que isso é só teoria, na prática, tudo pode ser diferente.
A nova safra parece ser boa. Temos muitos jogadores jovens e de muita habilidade. Fomos campeões do torneio mundial sub-21 realizado em Toulon em 2014. Mas não basta apenas jogadores de habilidade, é necessário trabalhar bem os jogadores. Esperamos que o resultado em 2018 seja melhor que em 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário