A FIBA (federação internacional de basquete) anunciou que ira mudar algumas regras no jogo de basquete em todas as competições organizadas pela entidade para tentar torna-lo mais dinâmico e disciplinado. Elas entraram em vigor a partir do dia primeiro de outubro.
As principais mudanças foram:
- Rebote ofensivo. Agora, quando um time pega o rebote ofensivo, ao invés de ter 24 segundos de ataque, agora tem apenas 14. (Os 24 segundos de ataque continuam, com exceção do rebote ofensivo)
- Faltas técnicas. Antigamente a falta anti desportiva contava como falta pessoal, dava ao time que sofreu o direito de bater dois lances livres e ter a posse de bola. Além disso eram necessárias duas faltas dessas para expulsão do jogador. Agora apenas uma é necessária para excluir. Também terá apenas um lance livre e posse de bola.
- O critério de numeração se alterou. Agora são aceitas camisas com números de 00 a 99 ao invés do 4 a 99
- Pedidos de tempo. Agora os técnicos poderão pedir dois tempos na primeira etapa e três na etapa final. Sendo que nos últimos dois minutos apenas dois pedidos de tempo serão permitidos. No caso de prorrogação cada time ganha um pedido a mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário