sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Mudanças à vista

 Michel Platini, presidente da UEFA, lançou nessa quinta-feira (16) um livro "Parlons Football" traduzindo, falemos de futebol. Nessa publicação ele propõe algumas mudanças no futebol. O ex-jogador da seleção francesa é o principal opositor de Josef Blatter ao cargo de presidente da FIFA. O mandato em vigor vai até maio do ano que vem.
Michel Platini, atual presidente da UEFA e candidato à da FIFA
 Aumentar o número de substituições e incluir um novo cartão de punição são as principais mudanças. Na primeira o time continuaria com as três alterações durante a partida, exatamente como ocorre hoje em dia. Mas também poderia fazer duas a mais, porém somente no intervalo. "O jogo, assim, não sofreria as desvantagens das interrupções. Mas apenas modificações. As equipes têm platéis numerosos que convêm ter isso em consideração" declarou Platini. Na minha opinião isso não mudaria muita coisa com relação às paradas, como imagina Michel. Mas poderia sim, diminuir as reclamações relacionadas ao calendário extenso, pois menos jogadores atuariam por 90 minutos. É uma ideia a se considerar. 
 A segunda seria a criação de um cartão branco. Que ficaria entre o amarelo e o vermelho. É parecido com o que ocorre no hockey no gelo, quando um jogador faz um falta ele fica fora de jogo por 1 minuto e depois está liberado para voltar ao jogo normalmente. A única diferença é que no futebol seriam 10 minutos. Acho que esse seria outra ideia a se considerar, porém ambas, com certeza tem de ser testadas antes de colocadas definitivamente em prática. 
 Outras sugestões são: A colocação de um juiz na linha de fundo, assim como já acontece no campeonato brasileiro. Creio que isso deveria ser implantado no mundo todo sim, mas os juízes tem de ser bem treinados, caso contrário eles não acrescentam absolutamente nada. Abolir a idade máxima dos árbitros (hoje eles são obrigados a se aposentar com 45 anos). Concordo, com mais idade é possível controlar um jogo, mesmo que sendo mais velho, seja mais complicado manter o preparo físico em dia. Para o autor, quando um jogador faz um pênalti visando evitar um gol certo, ele não deveria mais ser expulso, e sim tomar apenas um cartão amarelo. Essa última regra é a única que eu descordo totalmente, se um jogador coloca a mão na bola em cima da linha, por exemplo, ele deve sim ser expulso, pois com certeza o gol aconteceria. 
 Se eleito provavelmente essas alterações entraram em vigor, mas se não ganhar, as sugestões de Platini provavelmente serão esquecidas em um curto período. 

3 comentários:

  1. Arthur, Acho que o Platini tem alguma razão, para querer mudar algumas regras do futebol. O Cartão branco pode ser uma boa ideia, se bem explicada. Acho também que substituições, deveriam existir, quantas se quisesse, mas 5 já está bom. Acho porém, que antes dessas, teria que se resolver duas "coisinhas" que mais enche o saco no futebol atua, além das simulações. Uma é o impedimento. Acho que uma pequena mudancinha no texto, poderia resolver muitos problemas. O atleta em movimento, em direção à meta, não ficaria impedido. É simples, se o atacante tem mais visão de jogo e corre mais que o defensor, que culpa ele tem? Lógico em na "banheira", paradão lá na frente ou voltando de uma jogada é diferente. Agora se ele partir correndo em direção ao gol e recebem um passe correto, qual o problema?O defensor que corra junto com ele.
    Para acabar com a irritante "cera", bastava marcar os minutos de bola em movimento, como no basquete, futsal, handebol etc.. Tenho certeza que acabariam também aquelas substituições só para ganhar tempo, com os longos minutos para um tiro de meta e cobrança de lateral etc..
    Gosto muito das suas postagens. Parabéns!
    Abraços
    Freitas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Freitas, Platini entende muito de futebol, não é a toa que é presidente da UEFA. As ideias dele são boas e para se levar em consideração, mas é impossível agradar gregos e troianos. O assunto das substituições já foram testes feitos com substituições livres, assim como acontece no futsal, mas os jogadores (inclusive brasileiros) não gostaram muito. Muitos criticam o que seria o "futebol moderno", gostam mais do clássico.
      O tempo de jogo ser medido por bola rolando eu concordo plenamente. Já havia pensado nisso há tempos, sem dúvidas resolveria a cera que os jogadores fazem.
      O impedimento é uma das regras mais polêmicas do futebol, não é a toa que quase todo jogo sai confusão por causa disso. Alterações poderiam sim ser feitas, mas com muito cuidado, para não gerar mais polêmicas ainda.
      Muito obrigado Freitas
      Abraços
      Arthur

      Excluir
    2. Muito bom Arthur. Só uma lembrancinha: "Vamos torcer direito amanhã..."

      Excluir