sábado, 18 de outubro de 2014

Queremos mais segurança

 A fórmula 1, apesar de ser um esporte de alto risco, com pilotos correndo em altíssima velocidade e arriscando muito em curvas perigosíssimas é, surpreendentemente, um dos esportes mais seguros. O último piloto a falecer o brasileiro Ayrton Senna, em 1994. Depois disso apenas batidas, algumas mais leves, outras mais pesadas, como a de Felipe Massa, que quase o levou a óbito, mas o brasileiro se recuperou bem e hoje em dia corre normalmente. Até que domingo dia 5 de outubro de 2014. No GP de Suzuka, tudo mudou. O piloto francês Jules Bianchi sofreu um acidente gravíssimo ao entrar em baixo de um caminhão (que estava rebocando outro carro acidentado) a mais de 150km/h. O corredor da Marussia está em estado grave e corre risco de vida. Depois disso várias mudanças foram propostas para aumentar a segurança, e uma que já entrou em prática foi a reforma do autódromo de Interlagos, onde será disputado o GP do Brasil em 2014. 

Antes e depois da curva mais famosa do circuito
Segundo o prefeito de São Paulo, Fernando Hadadd essa  é a maior alteração desde 90. Mas calma, elas não foram tão grandes assim, apenas para maior segurança. A primeira curva do circuito, o famoso "S" do Senna, foi a que sofreu a maior mudança. A área de escape aumentou significativamente. Agora são 10m a mais, exatamente para melhor segurança. Em 2002 Nikki Heidfeld bateu no carro médico, que tinha ido socorrer um carro nesse ponto, mas a curta área de escape impossibilitou que o piloto desviasse a tempo, após perder o controle da direção. Veja ao lado o vídeo do acidente.
Acidente de Nikki Heidfeld
 O recapiameto foi outra mudança interessante, desde 2007 a pista era a mesma. Agora com esse novo asfalto os carros teram uma maior aderência em uma superfície lisa. Outra grande mudança foi na entrada dos boxes. Antigamente era a área mais perigosa do circuito, quado o carro entrava em alta velocidade, e se perdesse o controle corria risco de bater de frente com um muro. Agora a entrada foi antecipada em 300m e a largura foi de 30 para 45m. Também foram colocados novos portões para esvaziamento mais rápido do grid antes da largada. Um sistema de drenagem no pit lane foi introduzido, para evitar as poças e a aquaplanagem.

A entada dos boxes ainda não está pronta
 Daqui uma semana, as alterações na pista tem que estar prontas para possibilitar a corrida do dia 9 de novembro. Mas 100% só estará no ano que vem. 

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