Quando falamos sobre o período da Copa do Mundo, até os menos envolvidos em futebol sabem, sem dúvidas, que ela é realizada em Junho e Julho. Mas em 2022 será diferente. O torneio a ser realizado no Catar acontecerá no final do ano. A FIFA confirmou hoje (19) que o torneio terá sua final dia 18/12. A única mudança não foi o período, mas também a duração. Com início marcado para o dia 21/11, serão 28 dias de bola rolando, contra 32 da Copa no Brasil.
Ai vem uma pergunta. Qual o motivo da mudança da data? Eu respondo. Na verdade a meteorologia responde. No período convencional de Copa. A média histórica em Doha, capital do Catar, por exemplo, a temperatura mínima é de 30ºC e máxima de 42ºC, relembrando, isso é a média. Tendo dias que beiram os 50ºC. O comitê organizador alegou que possuíam tecnologia suficiente para resfriar os estádios, com aparelhos de ar condicionado superpotentes. Mas a FIFA não confiou, e alegou que as pessoas ao redor do estádio passariam um calor insuportável, já que ao ar livre é impossível conter a altíssima temperatura.
![]() |
Projeto de um dos estádios, está no processo de construção |
Na minha opinião esse Copa já é um erro desde o princípio. Comparado à Austrália, EUA, Japão (outros candidatos à sede) O Catar é o com menor tradição e infra-estrutura quando o assunto é futebol. Para ter uma noção. Uma cidade está em construção no país. Isso mesmo,não estão sendo construídos apenas estádios, mas também uma nova cidade. Fora isso, inúmeros casos de escravidão foram registrados, e também muitas mortes em canteiros de obra. Muita polemica já cerca o campeonato, e ainda temos 7 anos e meio até o pontapé inicial.
Após muitas reclamações e pedidos de mudança de sede, a FIFA bateu o pé, e preferiu mudar a data à mudar a sede. Apesar de não concordar com a maior entidade de futebol mundial, espero que essa Copa mantenha a tradição de ser um torneio sensacional e que envolva o mundo todo, mesmo aqueles que não são fãs do esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário