quinta-feira, 7 de julho de 2016

Três eventos do UFC em três dias seguidos

Os fãs de UFC, estão pra lá de empolgados. Esta semana, com certeza vai ser a melhor de todos os tempos do maior evento de MMA do mundo. Muitos sabem que no sábado teremos o UFC 200, será um evento histórico. Dana White (presidente do UFC) fez questão de não deixar a edição de número 200 passar batida, e chamou nomes como Daniel Cormier, Jon Jones, Brock Lesnar, José Aldo, Cain Velasquez, Johny Hendrix e muitos outros para compor aquele que promete ser o melhor card da história.

Porém, não teremos só essas feras entrando no octógono nesta semana. Quinta-feira, nomes como o do brasileiro Rafael dos Anjos, Eddie Alvarez, Roy Nelson têm embates marcados para o UFC Fight Night do dia 07. E na sexta, teremos a final do The Ultimate Fighter 23 (o TUF é um reality show do UFC com o objetivo de descobrir novos talentos do MMA), muitos nomes desconhecidos do público estarão lutando, mas eles prometem dar tudo de si para provar que merecem um contrato com o UFC. A luta principal será a única com atletas mais conhecidas, e vale cinturão. A polonesa Joanna Jedrzejczyk defende o título da categoria palha feminina contra a brasileira Cláudia Gadelha. Nos três eventos serão 14 brasileiros lutando.

Confira agora, uma análise sobre as principais lutas dos eventos:

UFC Fight Night Anjos x Alvarez – Quinta 07/07
Rafael dos Anjos é o dono do cinturão - foto: mmafighting.com
 -> #C Rafael dos Anjos Brasil x #2 Eddie Alvarez

Rafael dos Anjos é o único brasileiro campeão de uma categoria. E nesta quinta-feira ele deve se manter nesse posto (esperamos que durante o final de semana, conquistemos outros títulos nos eventos de sexta e sábado). Ele enfrenta o americano Eddie Alvarez, na luta que será sua segunda defesa de cinturão. Rafael é mais completo que seu adversário, deve levar vantagem tanto se a luta for mantida em pé, quanto se ela for levada ao chão, por isso é favorito à vitória.

Rafael dos Anjos está há cinco lutas invicto. Das quais três terminaram por nocaute. Sua especialidade é o Jiu Jitsu, está no 3º grau de sua faixa preta na arte suave. Mas em pé também é muito bom, tem um Muay Thai muito afiado e conquistou recentemente sua faixa preta. Ele é muito técnico, tanto em pé quanto no chão. Se cair por cima, poucos lutadores conseguem o parar sem ao menos levar muito dano. Outro ponto forte dele é seu vigor físico, ele é capaz de lutar por cinco rounds sem deixar o rendimento cair. A tática do brasileiro deve ser trabalhar bastante a trocação, especialmente os chutes para manter a distância e evitar cair por baixo. Quando encontrar uma brecha, tentar levar a luta pro chão e trabalhar por cima.

Eddie Alvarez é franco atirador, e sabe disso. Mas se engana que ele já entra derrotado no octógono. O americano é ex-campeão do Bellator (segundo maior evento de MMA, apenas atrás do UFC), ele aguenta muita porrada e tem uma boa técnica - de defesa principalmente - no Jiu Jitsu, ou seja, costuma vender muito caro suas derrotas. Quando cai por cima no chão, trabalha muito bem o ground and pound, esse deve ser o caminho para ele buscar uma improvável vitória. Se cair por baixo, tem que ou tentar se levantar, ou buscar algum erro do brasileiro e reverter a posição.

-> #10 Roy Nelson x #12 Derrick Lewis

A luta co-principal desse evento promete. São dois atletas que gostam muito de trocar e tem as mão extremamente pesadas. Os dois lutadores se equivalem muito na luta em pé, é difícil apontar superioridade para qualquer um dos lados. Já no outros quesitos, a história é completamente diferente, Roy Nelson é muito superior tanto na luta agarrada quanto no chão.

Roy Nelson é muito experiente, tem 33 lutas em seu cartel, mas a fase não é boa, ele perdeu 4 de suas últimas 5 lutas. Já foi campeão no passado,  ganhou o IFL (International Fight League) e entrou no UFC quando venceu o The Ultimate Fighter edição 10. Apesar de treinar Kung Fu, a técnica de trocação não é seu forte, costuma confiar no seu queixo muito resistente, e soltar golpes com muita potência. Mas nessa luta, o ideal para Roy Nelson é encurtar a distância e mostrar o motivo de ter recebido a faixa preta de Jiu Jitsu. Trabalhando no ground and pound e tentando finalizações, dificilmente ele não tenha seu braço levantado ao final da luta.

Derrick é muito grande, são 120 kg espalhados por mais de 190 cm. Já foi campeão do Legacy, evento menor de MMA. A trocação é seu forte, tem uma média de quase quatro golpes por minuto, muito alto para um peso-pesado, categoria dos atletas mais lentos. Sabe trabalhar muito bem socos e chutes, 14 adversários não aguentaram até o final e sucumbiram ao poder de sua potente trocação. Se conseguir manter a luta em pé, mas sempre tomando cuidado com os contra ataques, tem grandes chances de vencer a luta.

Outras lutas:

Alan Jouban x Belal Muhammad
Joseph Duffy x Mitch Clarke
Mike Pyle x Alberto Mina
John Makdessi x Mehdi Baghdad
Anthony Birchak x Dileno Lopes Brasil
Russel Doane x Pedro Munhoz Brasil
Felipe “Sertanejo” x Jerrod Sanders
Gilbert “Durinho” Brasil x Lukasz Sajewski
Marco Beltran x Reginaldo Vieira Brasil
Vicente Luque x Alvaro Herrera

TUF 23 Finale Team Joanna x Team Claudia – Sexta 08/07
Joanna e Claudia já se enfrentaram, a polonesa levou a melhor
foto: tatameonline.com

-> #C Joanna Jedrzejczyk x #1 Claudia Gadelha Brasil

Joanna e Claudia treinaram suas equipes no TUF e agora se enfretam em busca do cinturão do peso palha feminino. As duas atletas já se enfrentaram, em 2014 Joanna levou a melhor, por decisão dividida, em uma luta muito polêmica, embate que credenciou a polonesa à disputa do cinturão logo em seguida. Pode-se dizer que é um duelo de estilos, Jedrzejczyk leva grande vantagem na luta em pé, e no chão Gadelha é muito melhor.

Jedrzejczyk tem sua especilidade no Muay Thai, já foi quatro vezes campeã mundial da modalidade. Ela é muito rápida e precisa nos seus golpes, utiliza muito bem os cotovelos e esquiva de maneira eficaz para contra-atacar. Seu condicionamento físico é bom, mas só lutou cinco round uma vez. Nunca perdeu no MMA, são 11 lutas e 11 vitórias, sendo 4 por nocaute (número alto para uma categoria tão leve). A polonesa não pode, de jeito nenhum, cair por baixo se quiser sair com a vitória.

A brasileira não é favorita para essa luta, mas com sua habilidade no solo, não se pode dizer que uma vitória dela seria zebra. Tem 15 lutas no MMA e apenas uma derrota (exatamente para Joanna). Jiu Jitsu é sua especialidade, faixa preta e treina em uma das academias mais respeitadas do mundo, a Nova União, no Rio de Janeiro. Também tem um bom condicionamento físico, mas nunca teve que lutar por mais de 15 minutos. Não pode trocar se quiser sair com a vitória, trabalhar chutes na região do abdômen e pernas para conseguir uma queda é o ideal. No chão ela é muito superior e deve finalizar ou nocautear, caso consiga derrubar sua adversária.

Outras lutas:

Ross Pearson x Will Brooks
Doo Hoi Choi x Thiago Tavares Brasil
Joaquim “Neto BJJ” Brasil x Andrew Holbrook
Gray Maynard x Fernando “Açougueiro” Brasil
#6 John Moraga x Matheus Nicolau BR
Cezar Mutante Brasil x Anthony Smith
Jake Matthews x Kevin Lee


Li Jingliang x Anton Zafir

UFC 200: Cormier x Jones - Sábado 09/07
Brock Lesnar está de volta ao MMA!
foto: acritica.com

-> #C Daniel Cormier x #1 Jon Jones

LUTA ADIADA, JON JONES FOI FLAGRADO NO EXAME ANTIDOPING. AINDA NÃO TEM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O OCORRIDO E NEM QUANDO A LUTA IRÁ ACONTECER.

-> Brock Lesnar x #8 Mark Hunt

A nova luta principal do evento com a retirada de Jon Jones. É muito difícil de comparar os dois atletas. Brock Lesnar é muito conhecido do público, tem muito nome, mas não luta MMA desde 2011. Mark Hunt lutou recentemente pelo título contra Werdum, e acabou nocauteado.

Lesnar coloca medo em qualquer um por sua aparência. 130 kg, 1,92 cm e uma tatuagem de espada no peito. Estava no WWE. Já tentou ser jogador de futebol americano, mas não foi bem sucedido. É um cara histórico, mundialmente conhecido, mas é muito difícil de apontar se ele está em sua melhor forma. Foram apenas 8 lutas no MMA entre 2007-11 com cinco vitórias e três derrotas. É um lutador bom na trocação, mas tem mais confiança no Wrestling, deve tentar usar a luta agarrada para tentar sair com a vitória, já que esse é o ponto fraco de seu adversário.

Mark Hunt entrou nessa luta mais pelo show. O principal desse embate é o retorno de Brock Lesnar ao UFC. Mesmo assim, acho que Mark Hunt pode levar vantagem nesse embate e acabar com toda essa expectativa em cima de Lesnar. Sabe-se mais sobre a forma atual de Hunt, que tem sua especialidade - e praticamente única esperança de vitória - na trocação. Ele nunca finalizou um oponente e já foi finalizado seis vezes. Tem o queixo muito duro, é difícil de nocauteá-lo. Já lutou Kickboxing profissionalmente antes do MMA. Tem, provavelmente a mão mais pesada do UFC, e se conseguir encaixar golpes com precisão, deve levar Lesnar à lona e ter seu braço levantado.  

-> #C Miesha Tate x #4 Amanda Nunes Brasil

O cinturão peso falo feminino trocou de dona algumas vezes nos últimos tempos. Após Ronda Rousey dominar a categoria, foi derrotada por Holly Holm, que por sua vez, perdeu para Miesha Tate, atual campeã. Será que ela consegue manter o título em sua primeira defesa? O favoritismo ela tem, é mais completa, no clinche é muito superior e no Jiu Jitsu leva uma pequena vantagem. Em pé Amanda é levemente superior. No geral Miesha é mais completa.

Tate é faixa roxa em Jiu Jitsu e também é muito boa na luta agarrada. Está invicta há cinco lutas. Sua trocação é muito defensiva, tem uma boa movimentação e bloqueio, é rápida, mas seus golpes não são muito pesados, seu último nocaute foi em 2009, de lá pra cá, foram seis vitórias por decisão dos juízes e cinco finalizações. O caminho para a vitória é buscar a luta agarrada e derrubar Amanda para buscar a finalização, o ground and pound também não é o forte da americana, mas pode ser utilizado para abrir brechas em busca de uma finalização. Tate prometeu explorar, o que segundo ela, é a maior fraqueza de sua adversária, o psicológico.

Amanda é uma exímia trocadora, tem o boxe como arma principal, mas também sabe chutar bem. De suas 12 vitórias na carreira 9 foram por nocaute. Vem de uma boa sequencia de três vitórias, sendo uma delas premiada como performance da noite. Ela tem que trabalhar bem sua velocidade e potência, especialmente da mão direita. Deixa um pouco a desejar na defesa de quedas, 60% das tentativas de seu adversário foram bem sucedidas. Mas ela costuma se sair bem por baixo (pelo menos para conseguir voltar em pé). Se evitar as quedas e encontrar a distância pode trazer esse cinturão para o Brasil.

-> #1 José Aldo Brasil x #2 Frankie Edgar

Uma luta que vale cinturão interino dos penas. O detentor linear é o Irlandês Conor McGregor, que deve enfrentar, em breve, o vencedor deste embate para conhecermos quem é o real campeão da categoria. É uma luta que promete ser equilibrada se compararmos as habilidades dos atletas. Aldo leva vantagem em pé e Frankie Edgar no chão, mas nenhum é muito melhor que o outro em nada. Exemplo disso foi o primeiro encontro entre os dois, em 2013, Aldo saiu vitorioso após cinco rounds, naquela que foi considerada a melhor luta da noite.

Aldo é conhecido por sua trocação, é muito rápido nos seus golpes, e tem os chutes como principal arma. A perna do brasileiro é extremamente potente. Apesar de não a utilizar muito no MMA, Aldo tem faixa preta no Jiu Jitsu, foi nessa arte que o brasileiro entrou para o 'mundo das lutas'. Tem uma defesa de quedas muito boa, mais de 90% das tentativas de seus adversários foram mal sucedidas. E quando foi derrubado, utilizou toda sua técnica para voltar em pé. Vem de derrota, mas venceu 18 de suas últimas 19 lutas. Tem um condicionamento físico de dar inveja, já lutou muitas vezes cinco rounds e aguentou bem em todos eles. Resta saber se ele está bem emocionalmente após ser derrotado e perder o cinturão. É franco favorito para a luta. Já foi considerado o melhor lutador do mundo, e pretende reconquistar esse posto.

Frankie Edgar é um cara que está entre os melhores de sua categoria há muito tempo. Já foi campeão dos leves (uma categoria a cima da que luta atualmente), lutou pelo cinturão dos penas e foi derrotado por Aldo. Vem de cinco vitórias consecutivas, sendo a última em apenas 2 minutos, contra Chad Mendes, embate que o credenciou a disputar o cinturão novamente. Tem um bom boxe e Muay Thai, mas é especialista em Jiu Jitsu, treinou com a lenda Renzo Gracie. A tarefa dele no UFC 200 vai ser bem complicada, armar uma estratégia para vencer o brasileiro não é fácil. Ele terá que ser muito inteligente e tentar desconcentrar José Aldo, torcer para encaixar um golpe em cheio, conseguir uma improvável queda pode ser crucial para uma vitória.

Outras lutas:

#2 Cain Velasquez x #7 Travis Browne
#3 Cat Zingano x #5 Julianna Pena
#6 Johny Hendricks x #12 Kelvin Gastelum
#1 Tj Dillashaw x #3 Raphael Assunção Brasil
Sage Northcutt x Enrique Marin
Diego Sanchez x Joe Lauzon
#8 Gegard Mousasi x #15 Thiago Marreta Brasil
Jim Miller x Takanori Gomi

Nenhum comentário:

Postar um comentário