Faltam
3 anos para o início da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Muito tempo ainda,
mas em alguns lugares do mundo as eliminatórias já começaram. Na América do
Sul, falta menos de um mês para a bola rolar. São 209 nações disputando 31
vagas (lembrando que a Rússia é a única já classificada por ser a seleção
anfitriã). Vamos ver agora o que cada
continente irá nos proporcionar nessas eliminatórias:
América do Sul (4,5 vagas):
As eliminatórias do nosso continente não têm
segredo. Apenas uma fase, todos contra todos em dois turnos, os quatro que mais
pontuarem estão automaticamente classificados. O quinto colocado vai para uma repescagem
contra o melhor time da Oceania, que nunca conseguiram bater uma seleção de
nosso continente. Os jogos serão realizados entre 09 de outubro de 2015 e 10 de
outubro de 2017.
Voltamos
a ter 10 federações na disputa. Já que na última vez, o Brasil não participou. Com
isso, cada seleção disputa 18 jogos, nove com seu mando, e nove como visitante.
Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e
Venezuela disputarão as quatro vagas diretas.
Serão
nove convocações para cada seleção, cada uma para dois jogos. Abriremos nosso
calendários com uma pedreira, o atual campeão da Copa América, Chile, em
Santiago e quatro dias depois, receberemos a Venezuela. Encerraremos ante o próprio Chile, mas dessa vez em casa. Confira o calendário completo:
Ida:
-1ª convocação, outubro de 2015:
Chile x Brasil (dia 9) e Brasil x Venezuela (dia 13)
-2ª convocação, novembro de 2015:
Argentina x Brasil (dia 13) e Brasil x Peru (dia 17)
-3ª convocação, julho de 2016:
Brasil x Uruguai e Paraguai x Brasil
-4ª convocação, setembro de 2016:
Equador x Brasil e Brasil x Colômbia
-5ª convocação, outubro de 2016:
Brasil x Bolívia
Volta:
-6ª convocação, março de 2017:
Brasil x Argentina e Peru x Brasil
-7ª convocação, junho de 2017:
Uruguai x Brasil e Brasil x Paraguai
-8ª convocação, setembro de 2017:
Equador x Brasil e Brasil x Colômbia
-9ª convocação, outubro de 2017:
Bolívia x Brasil e Brasil x Chile
Oceania (0,5 vagas):
São 3 fases. Na primeira, os quatro piores países no ranking da FIFA (Samoa Americana, Ilhas Cook, Samoa e Tonga) jogam entre 31 de agosto e 4 de setembro em jogos mata-mata. Se classificará para a segunda fase o melhor dentre esse quatro. Na segunda, são dois grupos. O primeiro formado por Taiti, Nova Caledônia, Papua Nova Guiné e o classificado da primeira fase. No segundo grupo estão Nova Zelândia, Ilhas Salomão, Fiji e Vanutu. Os três que mais pontuarem de cada grupo estarão classificados para a terceira fase. As seis seleções classificadas voltarão a formar dois grupos, e enfrentam-se todos contra todos. Os dois primeiros passam para a final, em ida e volta. O vencedor ganha direito de jogar a repescagem contra o quarto classificado da zona Sul-Americana.
África (5 vagas):
53 seleções jogarão a primeira fase, em jogos de mata-mata entre 5 e 13 de outubro. As 26 piores equipes africanas (de acordo com o ranking da FIFA), enfrentarão-se em jogos de ida e volta. As partidas são definidas por meio de sorteio. Os 13 times vencedores disputarão uma vaga na terceira fase com as 27 seleções mais bem colocadas, levando como critério o mesmo utilizado na primeira fase. As 20 equipes resultantes jogarão uma fase de grupos, contendo quatro participantes em cada grupo. Mantendo os jogos de ida e volta, todos os times de um grupo se enfrentarão. O melhor colocado estará automaticamente classificado para a Copa do Mundo da FIFA de 2018.
É relevante ressaltar que, devido às dívidas financeiras, a FIFA proibiu a participação do Zimbábue nos jogos eliminatórios.
Camarões, Tunísia, Guiné, Congo, Egito, Gana, Nigéria, Mali, RD Congo, Costa do Marfim, Senegal, Cabo Verde e Argélia realizarão seus jogos contra os vencedores da primeira fase. Alguns confrontos da segunda fase já foram definidos, são estes: Sudão x Zâmbia; Líbia x Ruanda; Marrocos x Guiné Equatorial; Moçambique x Gabão; Benin x Burkina Faso; Togo x Uganda; Angola x África do Sul.
Após sorteiro realizado em São Petersburgo no dia 25 de julho de 2015, as datas e confrontos da primeira fase foram definidos. Todos os jogos de ida e volta ocorrerão, respectivamente, nos dias 4 de outubro de 2015 e 12 de outubro de 2015. Segue os confrontos:
PRIMEIRA FASE
Somália x Níger
Sudão do Sul x Mauritânia
Gâmbia x Namíbia
São Tomé e Príncipe x Etiópia
Chade x Serra Leoa
Comores x Lesoto
Djibuti x Suazilândia
Eritreia x Botsuana
Seychelles x Burundi
Libéria x Guiné-Bissau
República Centro-Africana x Madagascar
Ilhas Maurício x Quênia
Tanzânia x Malaui
Ásia (4,5 vagas):
45 seleções disputam as vagas. As eliminatórias já iniciaram: em 12 de março. Na primeira fase ficaram para trás 6 seleções (Sri Lanka, Macau, Mongólia, Paquistão, Brunei e Nepal). A segunda fase já começou, teve início dia 11 de junho e terminará em Março de 2016. Esta fase reúne os seis classificados da primeira etapa mais os 34 melhores ranqueados segundo a FIFA. Divididos em 8 grupos de 5 países cada. Os primeiros colocados e os quatro melhores segundo passam e se dividem em dois novos grupos, com seis seleções cada, jogaram em dois turnos em agosto e setembro de 2016. Os dois melhores de cada grupo ganham a vaga para a Copa do Mundo. Os dois terceiros disputam a vaga na repescagem contra a Concacaf (América central e do Norte).
 |
Grupos eliminatórias da Ásia
foto retirada do site: everyfutbol.co |
América Central e do Norte (3,5 vagas):
35 seleções da Concacaf. As eliminatórias já tiveram início e 18 seleções já viram o sonho de disputar uma copa ser adiado na primeira e segunda fase. Na terceira fase jogam 12 times, em jogos mata-mata (Curaçao x El Salvador / Canadá x Belize / Granada x Haiti / Jamaica x Nicaragua / São Vicente x Aruba / Antígua e Barbuda x Guatemala) os seis vencedores se unem aos seis melhores ranqueados na FIFA (México, Honduras, Costa Rica, Panamá, Estados Unidos e Trinindad e Tobago). Os 12 classificados se dividem em 3 grupos de 4 confederações cada. Os dois melhores de cada grupo avançam para um torneio todos contra todos, que definira os três classificados diretamente e o que irá para a repescagem contra a Ásia.
 |
Grupos das eliminatórias Concacaf
foto retirada do site: mimorelia.com |
Europa (13 vagas + Rússia):
53 seleções disputam as 13 vagas. A caminhada se inicia com 7 grupos com 6 países cada, e 2 com 5 confederações. Todos contra todos do mesmo grupo, em jogos ida e volta, entre 4 de setembro de 2016 e 10 de outubro de 2017. O primeiro colocado de cada grupo já se classifica automaticamente para a Copa do Mundo da Rússia. Oito dos nove segundos passam para uma segunda fase (o com menor pontuação já esta eliminado). Esses segundos colocados se enfrentam entre si (os confrontos serão definidos por sorteio), são duas partidas, quem levar a melhor ficará com a vaga, os perdedores terão de esperar mais quatro anos para poder disputar o maior torneio de seleções do mundo.
 |
Grupos da eliminatórias Europeia
foto retirada do site neogol.com |