domingo, 30 de agosto de 2015

Um olhar diferente: a ascensão do futebol paraguaio

Antes um adversário inofensivo, "manso" podendo assim dizer, que não causava a mínima preocupação. Hoje, um rival indigesto, totalmente diferente nos aspectos técnicos e físicos. Esses são os "novos" times paraguaios que, notoriamente, vêm causando um rebuliço nas competições internacionais, especialmente na Copa Libertadores da América.

Provavelmente, muitos devem estar se perguntando o porquê de alguém enfatizar o futebol paraguaio. Pois bem, tenho a ciência que minhas meras palavras não irão persuadir os senhores. Em vista disso, trabalhemos com dados, fatos.

O Guaraní de Santander (à esquerda) foi a surpresa da Libertadores deste ano
Foto: esporte.uol.com.br
Ainda tímida, a melhora do futebol paraguaio na competição mais cobiçada da América começa no ano de 2011. O Ciclón de Barrio Obrero, assim chamado pelos adeptos do Cerro Porteño, realizou uma surpreendente campanha, desbancando o Estudiantes (ARG) e a melhor equipe chilena da edição, Colo-Colo. As ambições do time azulgrana foram "dilaceradas" pelos "meninos da vila". A equipe santista seria campeã naquele ano em cima do Peñarol (URU).

 O ano de 2012 chega como um ano à parte nesta ascensão. A tradicional equipe de Assunção, Libertad, foi a mais qualificada do país. Deixou em seu caminho na fase de grupos o tricampeão Nacional (URU). Nas oitavas, eliminou o Cruz Azul (MEX), todavia parou nas quartas diante de "La U" - Universidad de Chile - em uma disputa acirrada nas penalidades. 

A partir de 2013, os paraguaios ficam, definitivamente, mais "chatos". O time da vez? O Rey de Copas, Olímpia. Líder num grupo composto por Newell's Old Boys e Universidad de Chile, a equipe paraguaia mostrou bom futebol contra Tigre (ARG), Fluminense e Santa Fé (COL), respectivamente, e conquistou uma vaga inédita na final. O sonho do tetracampeonato era uma realidade. A última vez que um time paraguaio esteve numa final de Libertadores foi em 2002, representado justamente pelo Olímpia. O jogo decisivo contra o Atlético-MG se resume num confronto de extremo equilíbrio e recheado de emoções. O título chegou a estar nos pés do principal artilheiro do time paraguaio. El tanque Ferreyra desperdiçou a chance na prorrogação, e sem goleiro. Nas penalidades, a equipe brasileira se sagrou campeã.

No ano seguinte, o Nacional (PAR) surpreenderia os entendedores de futebol. Vélez (ARG), Arsenal de Sarandí (ARG) e Defensor (URU) eliminados na fase de mata-mata. A final foi disputada contra o gigante San Lorenzo. Num jogo no qual teríamos um campeão inédito, a Libertadores deu preferência aos argentinos. Mais uma vez, os paraguaios batem na trave.

Finalmente chegamos em 2015. Desconhecido por muitos, o Guaraní (PAR) assumiu o papel de zebra da competição. Fraco tecnicamente, todavia bem organizado, "El Cacique"  fez o Corinthians e o Racing (ARG) se tornarem "presas fáceis". O time curioso do técnico Fernando Jubero causava preocupações nos adversários, pois se mostrava uma equipe muito eficaz na sua proposta de jogo. Aquele que viria a ser o campeão, o River Plate (ARG) sabia das façanhas da equipe paraguaia, e procurou evitar os mesmos erros cometidos pelos eliminados. Jogando seriamente do começo ao final, "Los Millonarios" deram um fim à zebra da competição.

Esperamos agora pelos próximos anos. Perante todos esses dados, vimos que nossos "amiguinhos" paraguaios não estão tão bobos assim. A facilidade em confrontos com essas equipes já não é uma realidade. Fiquemos de olhos abertos!

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O Tite dos pontos corridos

  Tite, indiscutivelmente um dos melhores técnicos do Brasil. Já ganhou inúmeros títulos durante sua carreira, desde a segunda divisão do campeonato gaúcho com o veranópolis, em 1993, até a Libertadores e o Mundial com o Corinthians em 2012. A primeira vez que ele chamou atenção foi em 2000, quando treinava o Caxias do Sul e foi campeão gaúcho, batendo o Grêmio, de Ronaldinho. Mas o Corinthians foi o time que ele conquistou suas maiores conquistas e chegou ao posto de disputar entre os mais respeitados treinadores.
Torcedores e jogadores lamentam a eliminação
foto retirado do site: lelia-dourado.blogspot.com
  Após o título mundial com o timão, ele ficou um ano parado para estudar, foi à Europa, fez cursos, e no início desse ano, retornou ao time Paulista, enchendo a torcida de esperanças, pois aquele que é o treinador mais vitorioso da história do clube estava de volta. Não decepcionou, no campeonato paulista teve um início arrasador, primeira fase foram 15 jogos, sem perder nenhuma vez e ganhando 11 vezes, encantou o Brasil com um futebol muito vistoso e efetivo. Aí chegou a hora do mata-mata, nas quartas de final, uma sofrida e polêmica vitória sobre a ponte preta por 1x0, naquela que seria a única vitória do timão em disputas eliminatórias neste ano. Uma semana depois o clássico contra o Palmeiras pela semi, o final da história todo mundo já sabe, verdão levou a melhor nos pênaltis e fez a festa no estádio de seu maior adversário.
  Paralelo ao campeonato estadual, se jogava a Libertadores, e na fase de grupos o time comandado por Tite também encantava, em seis jogos, quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota, a segunda melhor campanha no torneio sul-americano. Porém chegando à fase eliminatória, mais um desastre, duas derrotas para o até então desconhecido Guaraní-PAR, e de quebra, a perda da invencibilidade de mais de um ano em sua Arena. Naquele jogo, a fragilidade do time em jogos decisivos já ficava evidente. O time precisava vencer com autoridade (já que havia perdido o primeiro jogo por 2x0), mesmo assim, parecia estar jogando uma partida qualquer, sem aquela vontade extra que um jogo como aquele exigia, muito menos ofensividade. Mais uma eliminação em sua casa e mais decepção. 

Seria tite o técnico de pontos corridos?
foto retirada do site: culturafm929.com.br
Após duas eliminações em 2015, as esperanças de depositaram no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. No nacional, demorou a engrenar, parecia estar sentindo as eliminações. Mas depois de algumas rodadas, reencontrou o caminho da vitória e hoje em dia é líder isolado, como o time  que menos perdeu, a defesa menos vazada e o melhor mandante. Chega a Copa do Brasil, o timão entrou direto nas oitavas de final, já que participou da Libertadores neste ano. O sorteio determinou que tivéssemos um clássico paulista, Corinthians e Santos. A torcida tinha muita esperanças de título, devido a boa campanha no brasileirão. Porém, mais uma vez, chegando no mata-mata, o time de Tite não conseguiu demonstrar o mesmo desempenho. Na Vila Belmiro, o time da baixada foi muito superior, e venceu por 2x0 com autoridade. No jogo da volta, todo mundo esperava que o Corinthians iria para frente, tentaria sufocar o Santos em busca de um resultado muito difícil, mas possível diante de sua torcida. Mas o que se viu ontem não foi isso, mais uma vez, parecia um jogo normal, não da para dizer que o time paulista jogou mal, mas com certeza foi muito aquém do que precisava para conquistar a classificação. No final, mais uma derrota e mais uma eliminação em casa.
  É verdade que Tite já venceu vários torneios eliminatórios, Copa do Brasil com o grêmio, Copa Sul-Americana com o Internacional, a tão sonhada Libertadores e o Mundial com o Corinthians em 2012, mas em 2015, o desempenho em campeonatos mata-mata não é nada positiva. Agora para o Corinthians resta sonhar com o hexa do campeonato Brasileiro e uma melhora nos desempenhos em mata-mata para 2016




domingo, 23 de agosto de 2015

Como chegar à Rússia em 2018?

 Faltam 3 anos para o início da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Muito tempo ainda, mas em alguns lugares do mundo as eliminatórias já começaram. Na América do Sul, falta menos de um mês para a bola rolar. São 209 nações disputando 31 vagas (lembrando que a Rússia é a única já classificada por ser a seleção anfitriã).  Vamos ver agora o que cada continente irá nos proporcionar nessas eliminatórias:

 América do Sul (4,5 vagas):
 As eliminatórias do nosso continente não têm segredo. Apenas uma fase, todos contra todos em dois turnos, os quatro que mais pontuarem estão automaticamente classificados. O quinto colocado vai para uma repescagem contra o melhor time da Oceania, que nunca conseguiram bater uma seleção de nosso continente. Os jogos serão realizados entre 09 de outubro de 2015 e 10 de outubro de 2017.
 Voltamos a ter 10 federações na disputa. Já que na última vez, o Brasil não participou. Com isso, cada seleção disputa 18 jogos, nove com seu mando, e nove como visitante. Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela disputarão as quatro vagas diretas.

 Serão nove convocações para cada seleção, cada uma para dois jogos. Abriremos nosso calendários com uma pedreira, o atual campeão da Copa América, Chile, em Santiago e quatro dias depois, receberemos a Venezuela. Encerraremos ante o próprio Chile, mas dessa vez em casa. Confira o calendário completo:

Ida:
 -1ª convocação, outubro de 2015:
Chile x Brasil (dia 9) e Brasil x Venezuela (dia 13)
 -2ª convocação, novembro de 2015:
Argentina x Brasil (dia 13) e Brasil x Peru (dia 17)
 -3ª convocação, julho de 2016:
Brasil x Uruguai e Paraguai x Brasil
 -4ª convocação, setembro de 2016:
Equador x Brasil e Brasil x Colômbia
 -5ª convocação, outubro de 2016:
Brasil x Bolívia

Volta:
 -6ª convocação, março de 2017:
Brasil x Argentina e Peru x Brasil
 -7ª convocação, junho de 2017:
Uruguai x Brasil e Brasil x Paraguai
 -8ª convocação, setembro de 2017:
Equador x Brasil e Brasil x Colômbia
 -9ª convocação, outubro de 2017:
Bolívia x Brasil e Brasil x Chile



Oceania (0,5 vagas):
 São 3 fases. Na primeira, os quatro piores países no ranking da FIFA (Samoa Americana, Ilhas Cook, Samoa e Tonga) jogam entre 31 de agosto e 4 de setembro em jogos mata-mata. Se classificará para a segunda fase o melhor dentre esse quatro. Na segunda, são dois grupos. O primeiro formado por Taiti, Nova Caledônia, Papua Nova Guiné e o classificado da primeira fase. No segundo grupo estão Nova Zelândia, Ilhas Salomão, Fiji e Vanutu. Os três que mais pontuarem de cada grupo estarão classificados para a terceira fase. As seis seleções classificadas voltarão a formar dois grupos, e enfrentam-se todos contra todos. Os dois primeiros passam para a final, em ida e volta. O vencedor ganha direito de jogar a repescagem contra o quarto classificado da zona Sul-Americana. 



África (5 vagas):
 53 seleções jogarão a primeira fase, em jogos de mata-mata entre 5 e 13 de outubro. As 26 piores equipes africanas (de acordo com o ranking da FIFA), enfrentarão-se em jogos de ida e volta. As partidas são definidas por meio de sorteio. Os 13 times vencedores disputarão uma vaga na terceira fase com as 27 seleções mais bem colocadas, levando como critério o mesmo utilizado na primeira fase. As 20 equipes resultantes jogarão uma fase de grupos, contendo quatro participantes em cada grupo. Mantendo os jogos de ida e volta, todos os times de um grupo se enfrentarão. O melhor colocado estará automaticamente classificado para a Copa do Mundo da FIFA de 2018.

É relevante ressaltar que, devido às dívidas financeiras, a FIFA proibiu a participação do Zimbábue nos jogos eliminatórios.

Camarões, Tunísia, Guiné, Congo, Egito, Gana, Nigéria, Mali, RD Congo, Costa do Marfim, Senegal, Cabo Verde e Argélia realizarão seus jogos contra os vencedores da primeira fase. Alguns confrontos da segunda fase já foram definidos, são estes: Sudão x Zâmbia; Líbia x Ruanda; Marrocos x Guiné Equatorial; Moçambique x Gabão; Benin x Burkina Faso; Togo x Uganda; Angola x África do Sul.

Após sorteiro realizado em São Petersburgo no dia 25 de julho de 2015, as datas e confrontos da primeira fase foram definidos. Todos os jogos de ida e volta ocorrerão, respectivamente, nos dias 4 de outubro de 2015 e 12 de outubro de 2015. Segue os confrontos:

PRIMEIRA FASE

Somália x Níger

Sudão do Sul x Mauritânia

Gâmbia x Namíbia

São Tomé e Príncipe x Etiópia

Chade x Serra Leoa

Comores x Lesoto

Djibuti x Suazilândia

Eritreia x Botsuana

Seychelles x Burundi

Libéria x Guiné-Bissau

República Centro-Africana x Madagascar

Ilhas Maurício x Quênia

Tanzânia x Malaui



Ásia (4,5 vagas):
 45 seleções disputam as vagas. As eliminatórias já iniciaram: em 12 de março. Na primeira fase ficaram para trás 6 seleções (Sri Lanka, Macau, Mongólia, Paquistão, Brunei e Nepal). A segunda fase  começou, teve início dia 11 de junho e terminará em Março de 2016. Esta fase reúne os seis classificados da primeira etapa mais os 34 melhores ranqueados segundo a FIFA. Divididos em 8 grupos de 5 países cada. Os primeiros colocados e os quatro melhores segundo passam e se dividem em dois novos grupos, com seis seleções cada, jogaram em dois turnos em agosto e setembro de 2016. Os dois melhores de cada grupo ganham a vaga para a Copa do Mundo. Os dois terceiros disputam a vaga na repescagem contra a Concacaf (América central e do Norte).
Grupos eliminatórias da Ásia
foto retirada do site: everyfutbol.co

América Central e do Norte (3,5 vagas):
 35 seleções da Concacaf. As eliminatórias já tiveram início e 18 seleções já viram o sonho de disputar uma copa ser adiado na primeira e segunda fase. Na terceira fase jogam 12 times, em jogos mata-mata (Curaçao x El Salvador / Canadá x Belize / Granada x Haiti / Jamaica x Nicaragua / São Vicente x Aruba / Antígua e Barbuda x Guatemala) os seis vencedores se unem aos seis melhores ranqueados na FIFA (México, Honduras, Costa Rica, Panamá, Estados Unidos e Trinindad e Tobago). Os 12 classificados se dividem em 3 grupos de 4 confederações cada. Os dois melhores de cada grupo avançam para um torneio todos contra todos, que definira os três classificados diretamente e o que irá para a repescagem contra a Ásia.
Grupos das eliminatórias Concacaf
foto retirada do site: mimorelia.com

Europa (13 vagas + Rússia):
 53 seleções disputam as 13 vagas. A caminhada se inicia com 7 grupos com 6 países cada, e 2  com 5 confederações. Todos contra todos do mesmo grupo, em jogos ida e volta, entre 4 de setembro de 2016 e 10 de outubro de 2017. O primeiro colocado de cada grupo já se classifica automaticamente para a Copa do Mundo da Rússia. Oito dos nove segundos passam para uma segunda fase (o com menor pontuação já esta eliminado). Esses segundos colocados se enfrentam entre si (os confrontos serão definidos por sorteio), são duas partidas, quem levar a melhor ficará com a vaga, os perdedores terão de esperar mais quatro anos para poder disputar o maior torneio de seleções do mundo. 

Grupos da eliminatórias Europeia
foto retirada do site neogol.com


quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Aconteceu na Liberta - final (volta)



River Plate 3 x 0 Tigres (MEX)

A quarta-feira do dia cinco de agosto ficará para sempre guardada na memória do torcedor do River. No final daquela noite, encerrava-se um jejum de dezenove anos. O emblemático Monumental de Núñez estremeceu, ferveu com uma festa completamente inacreditável do torcedor "millonario". Faixas, luzes, fogos e o som de milhares de vozes tornaram o estádio um caldeirão infernal. O que começou com muito incentivo, terminou com música e lágrimas de felicidade! A emoção de uma conquista, o canto de um torcedor apaixonado. O River era tricampeão da América!  

Cavenaghi (à direita), responsável por erguer a taça, anunciou que deixará o River
Foto: globoesporte.com
Um breve resumo do que aconteceu no Monumental. O primeiro tempo pode ser definido com o seguinte ditado do futebol: " Quem não faz, toma!".  A equipe mexicana foi dona das melhores oportunidades, sendo essas incrivelmente desperdiçadas por Rafael Sobis e Gignac. Quando tudo se encaminhava para o empate, Vangioni, jogador do River, realizou grande jogada e cruzou na medida para Alario balançar às redes. Na segunda etapa, a falta de qualidade nas finalizações e no
complemento das jogadas foram empecilhos para o Tigres. Para piorar, o uruguaio Carlos Sánchez, de pênalti, faria o segundo gol da equipe argentina. A taça Libertadores já estava se sentindo em casa no Monumental de Núñez, e decidiu ficar por ali mesmo após o gol de cabeça do zagueiro Funes Mori. 3 a 0 e o tricampeonato confirmado! A América era pintada de vermelho e branco!

Certamente, 2015 nos reservou uma Libertadores diferente. Reuniu diversos campeões da competição, elevando a qualidade do campeonato. De quase eliminado a campeão, acompanhamos um River Plate aguerrido, que passou da primeira fase ganhando apenas um jogo, esse sendo na última partida. Um time no qual eliminou o seu rival nas oitavas num polêmico jogo na Bombonera. Equipe que perdeu para o Cruzeiro no Monumental e fez o inimaginável no Mineirão. Eliminou a zebra paraguaia e transformou o "tigre" em "gatinho". Parabéns, River Plate, campeão desta memorável Copa Libertadores da América!






terça-feira, 4 de agosto de 2015

Oitavas de final da Copa do Brasil, quem passa?


 Nessa terça-feira (04) foram definidos os confrontos de oitavas de final da Copa do Brasil de 2015. Teremos alguns clássicos regionais logo nessa fase. Confira a seguir os confrontos e quem eu acredito que irá se classificar:

Confrontos das oitavas de final da copa do Brasil 2015


Internacional x Ituano

Primeiro jogo em Porto Alegre, segundo em São Paulo. O Inter inegavelmente tem um time muito melhor, mas não vive boa fase, depois de ter sido eliminado na semi final da Libertadores não se curou dessa "ressaca". O Ituano é franco atirador, mas o time paulista costuma se dar bem quando joga contra time maiores. Nessa Copa do Brasil eliminou o Goiás. Em 2014 foi campeão paulista, eliminando times como Palmeiras e Santos. Confronto de time da série A do Brasileiro (Inter) contra um da série D (Ituano). Não acredito em zebra nesse confronto, Internacional se classifica. 


São Paulo x Ceará

 O tricolor paulista joga o primeiro jogo no Morumbi. O Ceará não vive boa fase, está na lanterna da série B com apenas 11 pontos em 16 jogos. O vovô conta com a força de sua fanática torcida para conseguir o improvável. Se o time paulista não conseguir um bom resultado jogando em casa pode se complicar no segundo jogo. Acredito na classificação do São Paulo.


Cruzeiro x Palmeiras

Palmeiras joga em casa o primeiro jogo, mas não deve ser em seu estádio, e sim no Pacaembu, já que no Allianz vai ter show. O Cruzeiro é  o atual bi campeão brasileiro, mas em 2015 não empolgou, até já trocou de técnico, mas não foi muito efetivo e está a 4 pontos da zona de rebaixamento. O ex-treinador do cruzeiro, Marcelo Oliveira, hoje treina o Palmeiras e conseguiu fazer o time paulista encaixar. As várias contratações demoraram pra se entrosar, mas hoje o time dá alegrias a sua torcida. Tem tudo para ser um dos jogos mais equilibrados dessa fase, será definido no detalhe. Apostaria na classificação do Palmeiras


Flamengo x Vasco

 Um dos clássicos regionais desta fase. Flamengo e Vasco vivem situações bem distintas com sua torcida. O mengão melhorou muito depois da chegada de reforços como Paolo Guerrero e Emerson Sheik e está em uma ascensão grande no campeonato brasileiro, perdeu apenas uma vez nos últimos 5 jogos, enquanto isso o Vasco venceu apenas uma vez nas últimas 6 partidas. Mas esse ano o time cruzmaltino levou a melhor sobre seu rival nos dois confrontos mais recentes. Clássico é sempre imprevisível, mas acredito que a melhor fase do rubro negro deve pesar, Flamengo se classifica. 

Fluminense x Paysandu 

 Papão da curuzu, um time muito conhecido do Brasil, já foi vice-campeão da Libertadores, e tem na torcida sua maior força. Há muito tempo que o time do Pará não vivia uma boa fase como a dos últimos anos, em 2014 conseguiu o acesso para a série B do brasileirão, sendo vice-campeão da terceirona, e este ano está na sexta colocação, apenas a três pontos do líder. O Fluminense vêm vivendo altos e baixos nas temporadas passadas, em um ano disputa o título e no seguinte joga a vida para não ser rebaixado.  Nesta temporada o time está bem, na terceira colocação da série A. O Flu é favorito, mas pegou o mais chato dos times "menores". Confronto complicado, e para mim com fluminense levando vantagem. 

Grêmio x Coritiba 

 O Coritiba é o lanterna da série A, apenas 12 pontos em 16 jogos. Tem apenas duas vitórias, mas uma delas foi contra o próprio Grêmio. Primeiro jogo no Couto  Pereira vai ser crucial, se o coxa conseguir um bom resultado, pode sonhar com a classificação. O time gaúcho é favorito, e está na metade da tabela do brasileiro desse ano. Acredito em uma classificação do Imortal Tricolor jogando a segunda partida diante de sua torcida. 


Atlético-MG x Figueirense 

 O Atlético é um dos favoritos para ser campeão da Copa do Brasil de 2015. Está apresentando um futebol de encantar os olhos nesse ano e é líder do campeonato brasileiro. O Figueira está no meio da tabela, não preocupa a torcida com relação à rebaixamento, mas também não enche ela de esperança. O time mineiro joga o primeiro jogo em seu estádio e já deve fazer um bom resultado para espantar qualquer possibilidade de zebra. Atlético deve levar a melhor

Corinthians x Santos

 Outro clássico regional. O confronto mais equilibrado historicamente falando. Nos últimos anos nenhum time conseguiu levar grande vantagem sobre o outro. Em 2015 o alvinegro praiano foi campeão paulista, mas no brasileiro não estava bem até trocar de técnico, Dorival Júnior deu nova cara ao time do litoral, que voltou a fazer boas partidas. O timão é vice-líder e voltou a empolgar sua torcida após a eliminação na Libertadores, apesar de ter perdido peças importantes, Tite está fazendo um ótimo trabalho. Um duelo que tem tudo para ser repleto de emoções. Primeiro jogo com mando do Santos (que ainda não sabe se será na Vila ou no Pacaembu). Acredito que o segundo jogo na Arena Corinthians dá uma pequena vantagem para o Timão. 






domingo, 2 de agosto de 2015

Falou muito, apanhou mais ainda!


Ronda comemora a vitória
foto retirada do Esporte Interativo
Desde sua vitória contra Shayna Baszler, Bethe "Pitbull" Correia vem pedindo por uma chance de enfrentar a campeã Ronda Rousey. Quase um ano depois a chance veio. Muita provocação de ambos lados. A brasileira falou tanto que conseguiu levar a torcida para a americana. Uma das primeiras vezes na vida que vejo uma brasileira lutando em seu território e tendo a torcida à favor de sua adversária. Pra mim, as lutas entre duas lutadoras invictas da uma emoção a mais à luta, já que além de, obviamente, lutarem pela vitória, lutam para manter a invencibilidade. Vamos à luta, não tem nem muito o que descrever. Com menos de 40 segundos, um nocaute espetacular da americana. Ronda deixava claro a raiva que estava da brasileira. No final ela confirmou isso na entrevista "espero que tenha sido a última vez que falaram da minha família antes de alguma luta". Definitivamente, a melhor de todos os tempos do UFC. 
 O card de hoje contou com outras lutas muito boas. O brasileiro Demian Maia dominou completamente Neil Magny, finalizou com um mata-leão e diz estar no caminho certo para a disputa do cinturão dos meio-médios, o atual campeão é Robbie Lawler. Claudinha Gadelha também venceu e quer disputar o título. Pezão reencontrou o caminho da vitória com um belo nocaute. Glaico França e Reginaldo Vieira se tornaram campeões do TUF 4. Mauricio Shogun e Minotouro voltaram a se enfrentar depois de 10 anos, a luta não foi tão espetacular como a do Pride, mas Shogun levou a melhor na revanche. 

Todas as lutas:

Card principal:
#C Ronda Rousey x #8 Bethe Correia Brasil (Nocaute com 34 segundos - continua campeã do peso galo) -> Performance da noite por nocaute 
#10 Mauricio "Shogun" Brasil x #13 Minotouro Nogueira Brasil (Decisão unânime) -> Melhor luta da noite 
Glaico França Brasil x Fernando Bruno Brasil (Finalização com um mata-leão no 2º round - campeão TUF peso leve)
Dileno Lopes Brasil  x Reginaldo Vieira Brasil (decisão unânime - luta espetacular!! - campeão TUF peso galo)
Minotauro Nogueira Brasil  x #14 Stefan Struven (Decisão unânime)
Antonio "Pezão" Brasil  x Soa Palelei (Nocaute técnico no 2º round - sequência de socos muito fortes)
Jessica Aguilar x Claudia Gadelha Brasil (Decisão unânime - Brasileira deve ser a próxima desafiate pelo cinturão do peso palha)

Card preliminar:
#8 Demian Maia Brasil  x Neil Magny (Finalização no segundo round - mata leão - Maia muito superior a luta inteira) -> Performance da noite por finalização
#11 Rafael Cavalcante Brasil  x Patrick Cummins (nocaute técnico no 3º round - cotoveladas muito fortes no rosto)
Warlley Alves Brasil  x Nordine Taleb (Bela guilhotina no 2º round)
#8 Iuri Alcantra Brasil  x Leandro Brodinho Brasil (Decisão unânime - luta muito boa)
Vitor Miranda Brasil  x Clint Hester (nocaute no 2º round - sequência de golpes da montada)
Hugo "Wolverine" Viana Brasil  x Guido Cannetti (Decisão unânime - luta decepcionante)

*Os atletas em negrito venceram suas lutas