quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O Tite dos pontos corridos

  Tite, indiscutivelmente um dos melhores técnicos do Brasil. Já ganhou inúmeros títulos durante sua carreira, desde a segunda divisão do campeonato gaúcho com o veranópolis, em 1993, até a Libertadores e o Mundial com o Corinthians em 2012. A primeira vez que ele chamou atenção foi em 2000, quando treinava o Caxias do Sul e foi campeão gaúcho, batendo o Grêmio, de Ronaldinho. Mas o Corinthians foi o time que ele conquistou suas maiores conquistas e chegou ao posto de disputar entre os mais respeitados treinadores.
Torcedores e jogadores lamentam a eliminação
foto retirado do site: lelia-dourado.blogspot.com
  Após o título mundial com o timão, ele ficou um ano parado para estudar, foi à Europa, fez cursos, e no início desse ano, retornou ao time Paulista, enchendo a torcida de esperanças, pois aquele que é o treinador mais vitorioso da história do clube estava de volta. Não decepcionou, no campeonato paulista teve um início arrasador, primeira fase foram 15 jogos, sem perder nenhuma vez e ganhando 11 vezes, encantou o Brasil com um futebol muito vistoso e efetivo. Aí chegou a hora do mata-mata, nas quartas de final, uma sofrida e polêmica vitória sobre a ponte preta por 1x0, naquela que seria a única vitória do timão em disputas eliminatórias neste ano. Uma semana depois o clássico contra o Palmeiras pela semi, o final da história todo mundo já sabe, verdão levou a melhor nos pênaltis e fez a festa no estádio de seu maior adversário.
  Paralelo ao campeonato estadual, se jogava a Libertadores, e na fase de grupos o time comandado por Tite também encantava, em seis jogos, quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota, a segunda melhor campanha no torneio sul-americano. Porém chegando à fase eliminatória, mais um desastre, duas derrotas para o até então desconhecido Guaraní-PAR, e de quebra, a perda da invencibilidade de mais de um ano em sua Arena. Naquele jogo, a fragilidade do time em jogos decisivos já ficava evidente. O time precisava vencer com autoridade (já que havia perdido o primeiro jogo por 2x0), mesmo assim, parecia estar jogando uma partida qualquer, sem aquela vontade extra que um jogo como aquele exigia, muito menos ofensividade. Mais uma eliminação em sua casa e mais decepção. 

Seria tite o técnico de pontos corridos?
foto retirada do site: culturafm929.com.br
Após duas eliminações em 2015, as esperanças de depositaram no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. No nacional, demorou a engrenar, parecia estar sentindo as eliminações. Mas depois de algumas rodadas, reencontrou o caminho da vitória e hoje em dia é líder isolado, como o time  que menos perdeu, a defesa menos vazada e o melhor mandante. Chega a Copa do Brasil, o timão entrou direto nas oitavas de final, já que participou da Libertadores neste ano. O sorteio determinou que tivéssemos um clássico paulista, Corinthians e Santos. A torcida tinha muita esperanças de título, devido a boa campanha no brasileirão. Porém, mais uma vez, chegando no mata-mata, o time de Tite não conseguiu demonstrar o mesmo desempenho. Na Vila Belmiro, o time da baixada foi muito superior, e venceu por 2x0 com autoridade. No jogo da volta, todo mundo esperava que o Corinthians iria para frente, tentaria sufocar o Santos em busca de um resultado muito difícil, mas possível diante de sua torcida. Mas o que se viu ontem não foi isso, mais uma vez, parecia um jogo normal, não da para dizer que o time paulista jogou mal, mas com certeza foi muito aquém do que precisava para conquistar a classificação. No final, mais uma derrota e mais uma eliminação em casa.
  É verdade que Tite já venceu vários torneios eliminatórios, Copa do Brasil com o grêmio, Copa Sul-Americana com o Internacional, a tão sonhada Libertadores e o Mundial com o Corinthians em 2012, mas em 2015, o desempenho em campeonatos mata-mata não é nada positiva. Agora para o Corinthians resta sonhar com o hexa do campeonato Brasileiro e uma melhora nos desempenhos em mata-mata para 2016




Um comentário:

  1. Muito bom Arthur, concordo com quase tudo. Mas... e se não vier o Brasileirão?? Vai ficar ruim, hein?

    ResponderExcluir