Aproveitando que hoje falta 1 mês para a abertura da Copa do Mundo aqui no Brasil, vou começar uma série de postagens, explicando as coisas básicas do futebol, para quem não entende, mas tem curiosidade em aprender. Aquelas coisas que você sempre quis saber, mas tinha vergonha de perguntar.
Nesse primeiro dia, vou falar um pouco sobre uma dúvida bem frequente, especialmente entre as mulheres: o impedimento
O impedimento é uma das regras que gera mais polêmicas no futebol, mesmo sendo relativamente simples. A regra diz que no momento do passe, o jogador que receber a bola deve ter entre ele e a linha de fundo, no minimo dois jogadores do outro time (um deles costuma ser o goleiro). Essa regra não se aplica quando a bola é lançada no tiro de meta, cobrança de lateral, cobrança de escanteio ou quando o jogador recebe o lançamento estando em seu no campo de defesa. O atleta estará em posição legal quando estiver mais longe da linha de fundo do que a bola, veja um exemplo na foto abaixo.
 |
Nesse lance o atacante não está impedido, por estar atrás da linha da bola, mesmo sem ter dois defensores entre ele e a linha de fundo
Toda essa polêmica é gerada entorno de um lance supostamente simples por que ele é muito rápido e muitas vezes decidido por poucos centímetros. O árbitro (ou bandeirinha) precisa prestar atenção em diversos fatos ao mesmo tempo. O momento exato do passe (essa é a hora que vale e não quando se recebe a bola), a posição do atacante e dos defensores, eles podem estar longe um do outro dificultando a visualização por parte do juiz e dos auxiliares. E tudo isso numa fração de segundos
|
 |
O atacante vermelho na esquerda do diagrama está impedido por estar mais próximo da linha de fundo que o penúltimo defensor (marcado pela linha pontilhada) e também da bola.
.
Como podemos perceber, apesar da regra ser clara (né Arnaldo), são tantas variáveis e tudo tão rápido, que a chance de um árbitro ou bandeirinha enganar-se é grande. Talvez o uso da tecnologia possa ajudar em situações de dúvidas. Ou como é usado no basquete, o replay para revisar o lance e ter certeza se ele foi regular ou não.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário