Continuando naquela mesma linha da minha última postagem, explicando algumas coisas mais simples sobre o futebol, aproveitando que a Copa do mundo ta vindo aí, e vai ser no Brasil.
Nessa segunda parte vou falar outra regra que costuma gerar muita polêmica. Primeiramente vou falar sobre o que define se a bola está dentro ou fora de campo Não, não é tão simples quanto parece! E também sobre a confusão que é gerada em alguns lances, sem saber se foi falta ou pênalti.
![]() |
a bola está dentro, pois não saiu inteira |
Parece fácil, mas não é, pode acreditar. Um dos erros mais frequente e discutidos em partidas de futebol é se a bola realmente entrou no gol ou não. A bola precisa cruzar a linha por inteira para caracterizar que ela está fora do campo, ou dentro do gol e ai que mora o problema, nem sempre é tão fácil ver se saiu por completo em um lance mais rápido, as vezes a bola está no ar, o que dificulta mais ainda a visualização dos árbitros. Veja um exemplo de um lance bem complicado na foto abaixo, considere que o juiz não possui essa imagem parada no momento do jogo, ele tem que decidir na hora.
![]() |
A bola não entrou! Há uma pequena parte da bola em cima da linha |
Vários jogos já foram decididos por lances como esses, algumas vezes por uma decisão errada do juiz, alguns jogos de copa do mundo já foram decididos assim. O exemplo mais recente aconteceu em 2010, naquela ocasião Alemanha e Inglaterra se enfrentavam, e Lampard arriscou de longe, a bola pegou na trave, pingou dentro do gol e saiu. O juiz não deu o gol. O jogo acabou 4x1 pra Alemanha. Será que aquele gol poderia ter mudado o resultado do jogo tendo em vista que o jogo empataria? Muitos dizem que sim, mas é difícil de saber, mas uma coisa é verdade, se a tecnologia do chip na bola (que já existe) estivesse sendo usado, o gol seria confirmado e poderia mudar o classificado. O vídeo abaixo explica um pouco dessa tecnologia. Ou no link do youtube, que leva ao vídeo oficial da FIFA, mas que não é liberado para colocar em blogs. https://www.youtube.com/watch?v=rilUXE5-ido
![]() |
Lance do jogo entre Inglaterra e Alemanha |
Com relação a se foi falta um pênalti, é um pouco mais simples, o que determina tudo é simplesmente quando a falta começou, se o jogador "começou a sofrer" a falta fora da área será falta, mesmo que ele caia dentro da área. E o mesmo acontece caso o jogador sofra a falta dentro da área e caia fora, o que vale é o princípio, portanto será falta. Os erros são raros, mas algumas vezes os juízes marcam pênalti ao invés de falta.
![]() |
O lance se originou fora da área, juiz se precipitou ao marcar pênalti |
![]() |
Messi caiu dentro, mas mesmo assim deveria ter sido marcado falta |
Adorei sua iniciativa de pegar coisas simples e polêmicas para explicar.. Os exemplos estão claros. Parabéns!
ResponderExcluir