terça-feira, 28 de abril de 2015

Novas contratações!

 Sorria, o blog está sendo reforçado!


 Estudando jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie, seis amigos decidiram se juntar para escrever em um blog. E nada melhor do que falar sobre o que gostamos, no nosso caso, amamos, ESPORTE!!

 Preste atenção ao novo link do blog. Para continuar lendo os textos acesse www.domundoesportivo.blogpot.com

A seguir, cada um de nós fará uma breve apresentação:


Arthur Gabor - Já era autor desse blog. Quando surgiu a possibilidade da criação de um novo, sugeri que continuássemos o que eu já escrevia. A ideia foi aprovada.
 Desde pequeno adoro praticamente todos os esportes. Alguns gosto e acompanho mais, como o tênis, lutas e futebol. Já fui praticante de todos. Quando o assunto é luta adoro Jiu-Jitsu e MMA. Sobre futebol acompanho mais o nacional , mas também gosto muito do Europeu. No tenis não perco um jogo de Grand Slams, meu sonho é ver Australian Open, Rolland Garros, Wimblendon ou Us Open ao vivo. 
 Em minhas postagens sempre procuro primeiramente dar a notícia e depois a minha opinião. Espero que gostem!



Felipe Bambace - Era mais uma criança que brincava com a sua bola e sonhava um dia em ser um jogador de futebol. Apreciava ter um conhecimento sobre o mundo futebolístico e amava falar a respeito. Aos 14 anos, tomei ciência do jornalismo. Assistia aos canais esportivos e admirava o trabalho de comentaristas e repórteres. Analisando minhas condições de realizar um sonho de criança com as possibilidades que eu poderia ter de construir uma carreira no jornalismo esportivo, optei pela decisão, desde então, de se tornar íntimo da escrita e da fala. Posso dizer seguramente que a paixão que sinto pelo esporte (principalmente o futebol) é imensurável. O que o esporte faz com o mundo, continente, nação, estado ou cidade é formidável. É capaz de parar guerras, de mexer com o emocional das pessoas, de transformar um ambiente. Proporciona festas inesquecíveis, emoções indescritíveis, momentos diferenciados. Por isso, é o esporte algo tão apaixonante. Em meus textos, buscarei informá-los um pouco mais sobre o mundo esportivo (principalmente sobre o futebol sul-americano), tendo sempre a minha visão presente sobre o assunto. Espero que possam compartilhar de suas opiniões e que apreciem os textos! Então, vamos nessa!

Gustavo Amado - Apaixonado por esportes, principalmente futebol e tênis, no qual também sou assíduo praticante, ainda acompanho surfe. Sou fanático por futebol europeu, e tento acompanhar e ter uma noção de todos os campeonatos do velho continente. Sou um dos últimos românticos do futebol, apaixonado por arquibancada e todos os estilos de futebol, acho que futebol defensivo também é bonito.
Gosto de expor minhas opiniões, principalmente em assuntos importantes.



João Pedro Izzo - Curiosamente, só fui me interessar pelo esporte aos nove anos de idade. Desde então, me apaixonei pelo futebol e futsal, tanto jogando ou assistindo. Buscarei apontar esse esporte pelo ponto de vista tático, além de perfil de jogadores e entrelinhas dos clubes. Mais recentemente, me interessei pelo bodybuilding, esporte ainda pouco conhecido no país, porém que está crescendo gradativamente e superando obstáculos e preconceitos.




Lucas Antônio - Me interesso pelo mundo esportivo desde que me conheço por gente e mesmo nascendo no país do futebol, nunca joguei bem. A falta de talento em campo me fez procurar outra forma de me destacar e estar envolvido com o esporte, o jornalismo. Depois do futebol, MMA e Fisiculturismo são as modalidades que mais me atraem neste universo, o que eu garanto que vocês verão muito por aqui.






Lucas Capeloci - Tenho muito gosto por esportes, minha maior paixão é o futebol,  acompanho as notícias nacionais e também internacionais. Sou frequentador assíduo de estádio, gosto muito de falar sobre o esporte mais popular do Brasil, expor minhas opiniões e também tenho vontade de escrever sobre tal.






Victor Russo - Sou um garoto que já nasceu com a bola nos pés e, desde então, minha paixão por futebol só aumentou. Mas minhas maiores paixões despertaram posteriormente. Como sempre gostei e pratiquei muitos esportes, comecei a jogar basquete e acompanhar a NBA, e  a partir daí me apaixonei pela maior liga de basquete do mundo. Encantado pelo mundos dos esportes americanos, comecei a acompanhar a NFL mais de perto e aprendi a amar também o futebol americano. Não contente em apenas assistir e praticar esses esportes, passei a aprender mais sobre eles e foi a partir daí que decidi ser jornalista.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Clássico espanhol à vista? Não creio

 Hoje (24) foi realizado o sorteio da semi final dos dois maiores torneios de futebol da Europa. A Uefa Champions League e a Liga Europa. O primeiro terá as semis nas datas 05, 06, 12 e 13 de maio. No dia 13 conheceremos os dois finalistas, que jogarão em Berlim no dia 06/06. Outras quatro equipes lutarão por uma vaga na final da Liga Europa nos dias 07 e 14 de maio. As duas classificadas jogarão em Varsóvia no dia 27/05. Agora vamos aos confrontos e minha opinião sobre eles:

 Antes de falar do confronto entre Barcelona e Bayern de Munique, vamos voltar um pouco no tempo. Mais precisamente para Abril de 2013. Aquele duelo que prometia ser disputadíssimo, o primeiro encontro entre o técnico Pep Guardiola contra seu ex-time. Dois jogos entre Barcelona x Bayern válios pela semi final daquele ano. O final daquela história nenhum catalão quer lembrar. Placar agregado das duas partidas: 7x0 para o Bayern. De lá pra cá algumas coisas mudaram. No barça 7 remanescentes daquele jogo, no Bayern 10 (contando apenas os titulares). A maior mudança, sem dúvidas é no ataque do Barcelona, melhorou muito. Há dois anos, Alexis Sanchez, Pedro Rodriguez e Messi começaram entre os 11. Hoje em dia Neymar, Suárez e Messi formam aquele que é considerado por muitos o melhor trio de ataque do mundo. Creio que esses três jogadores farão a diferença e o time espanhol se classificará. 
 Outro grande jogo na segunda semi-final. O atual campeão da Liga dos Campeões e Mundial, o Real Madrid contra o atual tri campeão italiano e líder isolado da temporada atual, a Juventus. O time de Madri sempre foi conhecido como galáticos, por ter um elenco recheado de estrelas, e esse ano não é diferente, Gareth Bale, James Rodriguez, Cristiano Ronaldo, Kroos são alguns exemplos. O time Italiano conta com uma mescla de jogadores experientes e craques, como Pirlo e Buffon e atletas jovens e grande promessas, como Pogba, Morata. Essa mistura vêm dando muito certo nos últimos anos, os títulos nacionais estão ai para provar isso. A torcida da Juve espera que o time volte a levantar a principal taça Europeia depois de 20 anos. Os jogos serão disputadíssimos, mas acredito que acontecerá uma zebra, e a Juventus disputará a final.



 A Liga Europa é o segundo torneio mais disputado do velho continente. Havia a expectativa de um
confronto italiano, entre Fiorentina e Napoli, mas ele não acontecerá, quem sabe na final. No primeiro confronto, a Napoli, 4º colocado do campeonato italiano é franco favorito contra a grande zebra desse ano, os ucranianos do Dnipro, que apesar de não ter pego nenhum time de grande expressão na Europa, chegou muito longe. Acredito que o favoritismo deve ficar claro em campo e a Napoli passará para a final. Mas é bom abrir o olho, os Ucranianos não têm nada a perder e provavelmente vão jogar dois jogos dando tudo de si, franco atiradores.
 A Fiorentina está em sexto lugar no campeonato nacional, essa colocação não o classifica para nenhum torneio internacional para 2016. O título da Europa Liga é a esperança da torcida para salvar a temporada. O Sevilla vive um momento muito bom no campeonato espanhol, apenas dois pontos o separam de se classificar para a Uefa Champions League, está de bem com a torcida, mas obviamente um título não cairia nada mal, muito pelo contrário. O jogo promete ser muito mais disputado que a outra semi final. Acredito que Sevilla e Napoli disputarão o caneco no dia 27/05.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Partiu segunda fase?

 Libertadores de 2015 temos cinco times Brasileiros. Todos eles conhecem bem o caminho da vitória do maior torneio de clubes Sul-Americano, já venceram pelo menos uma vez. Por enquanto estamos na fase de grupos. Algumas dessas equipes estão muito bem e praticamente classificados, enquanto outras vão sofrer pra conquistar a vaga para as oitavas de final. Abaixo você confere o que cada time precisa fazer para passar:

Taça que está em disputa!

Atlético-MG:
 O Galo tem uma das situações mais complicadas dos Brasileiros. Mas ainda depende somente de si. Joga em casa contra o Colo Colo (atual vice líder de seu grupo) e se vencer por mais de dois gols de diferença garante a classificação. Porém se vencer por um gol de diferença, estaria praticamente eliminado. Para se classificar, precisaria vencer com muitos gols marcados - 5 x 4 por exemplo e ainda torcer para o Atlas vencer o Santa Fé por três gols de diferença e com um número de gols marcados baixo. 

Corinthians:
 Matematicamente não está classificado. Mas ser eliminado na primeira fase é algo praticamente impossível. Restam dois jogos ainda para o Timão e um ponto basta para se classificar. Joga hoje em casa contra o San Lorenzo e dia 22 no Morumbi contra o São Paulo. Se perder as duas partidas, tem que ficar na torcida para o fraco Danúbio na última rodada, ou então contar com que seus adversários não o alcancem no saldo de gols. Lembrando que a diferença de saldo entre Corinthians e San Lorenzo (o time Argentino é o atual terceiro colocado) são oito gols. Portanto precisaríamos de goleadas em todos os jogos para ver o time paulista eliminado.   

Cruzeiro:
 O desafio é simples. Vencendo o Universitário de Sucre, em casa, pela última rodada, a vaga está garantida. Contudo o Cruzeiro pode se classificar com um empate ou até com uma derrota. Se  Huracán perder, independente de qualquer outro resultado o crueiro de classifica. Se o Huracán empatar, o Cruzeiro não pode perder. E se o Cruzeiro perder e o Huracán empatar, quem marcar mais gols em sua partida estará classificado

São Paulo:
 O São Paulo está no mesmo grupo do timão, e ao que tudo indica disputará a segunda colocação com o San Lorenzo. O tricolor tem que contar com a colaboração do rival Corinthians, já que não depende só de si para passar de fase. Tricolor paulista precisa vencer ou empatar com o rival na última rodada, jogando em casa. O empate só serve se o Corinthians vencer ou empatar com o San Lorenzo. Se o timão perder, o tricolor precisa de uma boa vitória na última rodada e torcer para o San Lorenzo não ganhar do Danúbio, ou pelo menos, ficar melhor no saldo de gols.  

Internacional:
 Faltando duas rodadas, o Inter tem diversas possibilidades. Para não depender de ninguém, deve vencer o Universidad de Chile hoje e pelo menos empatar com o The Strongest na última rodada, ou vice-versa. Dois empates praticamente eliminam o Inter da competição (caso isso aconteça tem que torcer para o Universidad de Chile contra o Emelec na última rodada). Com duas derrotas, sem chances. 

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Quartas de final Uefa Champions League - Ida

 Nessa semana foram realizados os jogos de ida das quartas de final da Liga dos Campeões. Tivemos algumas surpresas, umas com relação ao resultado, outras com relação a facilidade, ou dificuldade com que a vitória veio. Confira abaixo um resumo da partida de ida e minha opinião sobre o que acontecerá na partida de volta. 

Belíssimo mosaico feito pela torcida da Juv



 Atual tri campeão italiano (11-12; 12-13; 13-14), líder isolado dessa temporada, doze pontos a frente do segundo colocado. Essa é a situação da Juventus, um time de muita tradição tanto dentro como fora da Itália. O Mônaco não tem tanta tradição, mas a exemplo do seu rival francês, o  PSG, recebeu um investimento altíssimo nos últimos anos e vêm crescendo no cenário internacional.
 Primeiro jogo em Turim, casa da Juventus, e foi muito mais sofrido do que o esperado. O que era fácil de prever é que o time da casa tomaria a iniciativa, enquanto isso os franceses buscariam o cotra-ataque. E foi exatamente essa a cina da primeira etapa, mesmo assim as oportunidades foram poucas, duas para cada lado, destaque para uma ótima defesa do goleiro Buffon. No início do segundo tempo, em lance pra lá de polêmico, o juiz marcou um pênalti para o time mandante, Vidal não desperdiçou a chance e balançou as redes pela primeira e única vez no jogo. 
 Na próxima quarta-feira, o jogo será realizado na França. Estádio Louis II. Creio que por ter que procurar mais o jogo, não só por jogar em casa, mas também por precisar vencer, o Mônaco abrirá muitos espaços para a equipe da Juventus. O favoritismo deve ser confirmado, e vejo a equipe italiano se classificando sem perder, talvez até com duas vitórias. 



Oblak foi o nome do jogo
 Lembra qual foi a final da Uefa Champions League do ano passado? Se eu não lembra, eu te conto. Foi o clássico de Madrid, entre Atlético e Real. Foi um jogo épico e os merengues levaram a melhor. Em 2015 os times de enfrentaram um pouco antes, na fase de Quartas de final. Mais uma perguntinha, sabe quem era o goleiro do Atlético em 2014? Courtouis, considerado um dos melhores goleiros do mundo atualmente. Aí antes do jogo, olhando a escalação, muitos pensaram, Oblak, um goleiro praticamente desconhecido não conseguirá parar uma linha ofensiva galática, formada por nada mais nada menos que Cristiano Ronaldo, James Rodriguez, Gareth Bale e Karim Benzema. E foi exatamente aí que os fãs de futebol se enganaram. O jovem arqueiro de apenas 22 anos simplesmente fechou o gol, se não fosse por suas lindas defesas, o Real poderia ter balançado as redes mais de três vezes e ter praticamente consolidado a classificação. 
 O resultado de 0x0 não pode ser considerado bom para nenhum dos dois lados. Mas é um pouco melhor para os visitantes. O Atlético não conseguiu fazer valer o fator casa, mas também não levou nenhum gol. Dia 22 no Santiago Bernabeu devemos ter muitas emoções. Acredito que o Real consegue vencer seu rival pela primeira vez na temporada 2014/2015, no oitavo confronto e garantir o passaporte para a semi final. 


Quaresma comemora o gol com a torcida 
 De um lado o atual bi campeão alemão e da Copa da Alemanha, que em 2012-13 ganhou "apenas" quatro títulos (Campeonato alemão, Copa da Alemanha, Liga dos Campeões e Mundial de clubes). Time comandado por Pep Guardiola, considerado por muitos um dos melhores técnicos do mundo, isso se não for o melhor. 7 jogadores que compuseram o elenco da Alemanha, campeã da Copa do Mundo de 2014. E mais 8 que disputaram por suas respectivas seleções. Do outro lado o segundo colocado do Campeonato Português, que tem sim um bom time. Mas nem perto de ser comparável ao elenco de seu adversário. Então você pensa, com essa desigualdade dos times, a vitória virá de manira fácil. Certo? Errado! Muitos torcedores portugueses demoraram a entrar no estádio, e quando conseguiram, devem ter imaginado que o placar eletrônico estava quebrado, ele marcava dez minutos de jogo e incríveis 2x0 para o Porto. Provavelmente nem torcedor mais otimista imaginava isso. E Neuer ainda fez uma defesa espetacular. No final do jogo, o placar eletrônico, que em momento algum esteve quebrado marcava Porto 3 x 1 Bayern. 
 O que nos aguarda para o jogo de volta. Mais um show de Quaresma e Jackson Martinez? Ou a redenção de Lewandowsky, Müller,Gotze e companhia? Como um amante de futebol, imaginava uma vitória tranquila tanto em Portugal, como na Alemanha. Depois da partida de hoje fico meio receoso sobre dar minha opinião sobre o resultado da partida de volta. Acredito que esse gol fora de casa marcado por Thiago Alcântra será crucial, e a exemplo da fase anterior, quando teve um resultado surpreendente jogando fora de casa contra o Shaktar e depois conseguiu uma goleada antológica em casa, o Bayern deve vencer na Allianz Arena dia 21 e garantir a vaga para mais um semi final.



Neymar e Suárez comemoram, ambos tiveram ótima atuação
 Barcelona e PSG, dois dos times com os melhores elencos do mundo. Se enfrentaram na fase de grupos, cada um levou a melhor em um confronto. Queria o destino, que eles decidissem quem era realmente o melhor, haveria de ter um desempate e a oportunidade veio, o sorteio colocou os dois times frente a frente nas quartas de final. O Barcelona resolveu então, não deixar dúvidas sobre qual time vive uma melhor fase, ou melhor, o trio ofensivo, Neymar Suárez. Que jogo eles fizeram, Neymar balançou as redes uma vez, Suárez duas, e dois belíssimos gols, com direito a (também duas) canetas em David Luiz. A equipe francesa definitivamente não tem um bom retrospecto quando enfrenta o trio sul-americano. Foram oito gols em três partidas. Wan Der Wiel, com uma boa ajuda do zagueiro catalão Mathieu diminuiu para o PSG. Placar final, 3x1.
 Dessa partida não tem nem muito o que falar, a classificação do PSG é praticamente impossível. O Barça deve vencer mais uma vez jogando em casa, mas dessa vez com mais dificuldade, já que a equipe francesa conta com a volta de seu craque Ibrahimovic.
 A próxima fase promete. Acredito em Bayern, Real Madrid, Barcelona e Juventus classificados






segunda-feira, 13 de abril de 2015

O melhor atacante do Brasil está fora!

 É amigos Corinthianos, a notícia não é nada boa! Aquele, que para muitos, inclusive para mim, é o melhor atacante em atividade no futebol brasileiro, Paolo Guerrero, foi detectado com dengue e ficará no mínimo 10 dias sem poder atuar. Ele está internado em um hospital no bairro do Morumbi. Essa informação vêm de uma fonte confiável. Apesar de alguns jornalistas estarem dizendo que ele jogará no domingo contra o Palmeiras, essa informação não é verdadeira. Com sorte ele volta para uma eventual final do campeonato paulista, e só na segunda partida. 
esquema tático do jogo entre Corinthians e São Paulo
 Com essa ausência, o técnico Tite terá de quebrar a cabeça para conseguir suprir essa falta. Lembrando que ele já passou por esse problema, quando Guerrero foi suspenso por uma cotovelada no primeiro jogo da Libertadores. Naquela ocasião, o treinador utilizou o meia Danilo como centro-avante na partida contra o São Paulo. Veja na imagem ao lado o esquema tático. Porém, acho complicadíssimo que o camisa 20 seja titular. Já que na época o timão não possuía um atacante reserva, mas hoje conta com Vagner Love, que vêm numa boa sequência e agradando tanto o torcedor fiel quanto Tite. É o mais provável substituto do camisa 9.
 Outra opção seria a entrada do jovem Malcom, criado nas categorias de bases do Corinthians. O próprio Tite já declarou que quando assumiu a equipe, em janeiro, tinha em mente uma formação com o atacante de 18 anos. Porém sua ida para a seleção sub-20 deu a oportunidade para Emerson, que a agarrou com unhas e dentes e garantiu sua vaga entre os 11 que quase sempre iniciam as partidas. A única questão sobre a entrada de Malcom é que o time perderá um atacante de referência. Ganhando muito em velocidade, mas perdendo alguém para fazer o pivô. Renato Augusto até já jogou de costas para o gol, mas não é sua especialidade.
 Quinta-feira (16) o timão entra em campo pela Libertadores, contra o San Lorenzo. Portanto, essa semana já teremos uma prévia do que Tite deve fazer para o clássico contra o Palmeiras. Eu utilizaria Malcom e modificaria um pouco o esquema tático. Mas acredito que o Corinthians irá a campo sem alterar o posicionamento com Vagner Love fazendo a função do Guerrero

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Sem Muricy Ramalho, o que fazer?

 Nessa segunda-feira (6) um dos maiores técnicos da história do São Paulo foi demitido. Com isso, o time paulista será comandado pelo auxiliar Milton Cruz. Por conta da saída de Muricy, alguns nomes foram especulados. Entre eles, os mais fortes foram: Mano Menezes, Abel Braga, Adilson Batista, Cuca e Rogério Ceni.
Quem comandará o banco de reservas do São Paulo é uma incognita
 Uma pergunta que fica é: Rogério Ceni tem capacidade de assumir o São Paulo? Na minha opinião: NÃO! Ele nunca treinou um time. Não estudou para ser técnico, esse estudo é essencial, Tite, considerado melhor técnico do Brasil hoje em dia, passou um ano desempregado, fazendo um "tour" pela Europa para aprender mais sobre táticas, e melhorou significativamente. Pep Guardiola, o "rei do Tic Taka", quando saiu do Barcelona rumo ao Bayern também tirou um ano sabático para estudar. Outro fator negativo, o São Paulo vive um momento péssimo, com muitas críticas. Comandar esse time com certeza não vai ser fácil (nunca é, muito menos em momentos complicados). Muitos dizem que ele é o nome certo para apagar esse incêndio, não concordo. 
 O lado positivo é que ele sabe sim comandar o time, é o capitão do tricolor paulista há mais de uma década, tem uma visão de jogo incrível, da um puxão de orelha em seus companheiros quando necessário. Mas daí até ser o técnico, já é outra história. Ganso e Pato renderiam mais? Provavelmente.
 No Brasil há uma mania a qual eu não concordo, que o técnico é o culpado. Se o time não joga bem, o treinador tem sua cabeça cortada. Temos inúmeros exemplos que manter alguém no cargo por um longo período é vantajoso. O São Paulo, eu vejo nessa situação. Não está mal devido o trabalho de Muricy Ramalho (é verdade que ele não está bem de saúde e isso pode influenciar) e sim à falta de vontade dos jogadores. Falta de vontade e não de qualidade. Por isso eu acho que Cuca seria uma ótima opção para o tricolor paulista. É um treinador que tem o histórico de dar aquela "injeção de ânimos". Além disso ele se encaixa em um dos principais quesitos da diretoria, de ser aquele treinador "blindado", ou seja, aguenta a bronca da torcida quando necessário. 
 Se eu fosse dirigente do São Paulo: Cuca ou Cristóvao Borges Quem eu acho que assume: Milton Cruz por algumas rodadas e após isso Abel Braga.