quinta-feira, 28 de maio de 2015

Despedida


Xavi chora durante seu discurso de despedida
Espn.com.br
Domingo de manhã e o garoto levanta da cama, pega sua bola e corre para frente da TV, onde vai acompanhar e assistir seus heróis, mas esses heróis não usam capas mas sim uniformes e chuteiras, são super poderosos capazes de fazer o que quiserem com a bola nos pés, parecem ser de outro mundo. O garoto acompanha a tudo maravilhado e tenta copiar o que parece ser tão fácil, e todo domingo fica frente a TV, atento, incapaz de perder um único lance, porém nesse último domingo dia 24 de maio de 2015 o garoto levanta triste como todos os amantes do futebol mundial, já que a partir da segunda seus heróis não estarão mais nos grandes centros do futebol mundial.
Essa história um tanto quanto autobiográfica também servirá para exemplificar todos os amantes do futebol que estão órfãos desde de domingo, já que Frank Lampard, Steven Gerrard, Xavi Hernandez e Didier Drogba se despediram de seus clubes e irão se transferir para ligas menores na próxima temporada.
Marcantes, cheias de emoção, alegrias, tristezas e diversas homenagens assim foram as despedidas desses jogadores.
O caso mais triste ficou por conta de Gerrard que depois de 17 anos defendendo as cores do Liverpool, se despede com uma goleada histórica de 6x1 aplicada pelo Stoke, o único momento positivo foi o último gol marcado por Gerrard com a 8 vermelha.
Outro que se despediu com gol foi Lampard, o maior artilheiro da história do Chelsea, marcou o primeiro gol da vitória do City diante do Southampton, e saiu ovacionado por todos no campo.
Porém Xavi e Drogba foram os que mais comemoram, com o título de campeões nacionais e diversas homenagens com destaque ao bandeirão feito ao Xavi pelos torcedores do Barcelona, aliás Xavi tem chance de deixar a despedida ainda mais marcante, já que decide a Copa do Rei e a Liga dos Campeões podendo ganhar mais uma tríplice coroa com os culés.

Para nós, amantes do futebol, resta o consolo de poder acompanha-los nas ligas árabes e americanas, (já que agora Gerrard irá ao LA Galaxy, Lampard NY City, e Xavi e Drogba ainda indefinidos) e por meio de vídeos, o fato é que esses maestros farão falta a um futebol cada vez mais escasso de ídolos.

Gustavo Amado
Gerrard (a esquerda), Drogba (acima) e Lampard (abaixo)
The Mirror

domingo, 24 de maio de 2015

Weidman assegura o cinturão e Cormier é o novo campeão no UFC 187

O UFC 187 tinha um dos melhores cards da história do Ultimate. Duas disputas de cinturão de duas categorias muito disputadas. Jon “Bones” Jones, que na época que a luta foi anunciada era considerado o melhor lutador de todos os pesos enfrentaria Anthony Johnson, aquele que prometia ser o desafiante mais difícil da carreira do campeão. E na penúltima luta, finalmente Chris Weidman, o homem que bateu Anderson Silva e nunca perdeu na carreira, enfrentou o fenômeno brasileiro, Vitor Belfort. Outros grandes atletas, como Travis Browne, Joseph Benavidez, John Dodson, entre outros também entraram no octógono
 Mas como muitos sabem, Jon Jones se envolveu numa polêmica grande. Bateu seu carro contra o de uma mulher gravida, e para piorar, não prestou os primeiros socorros obrigatórios e fugiu para não ser flagrado, ou melhor, tentou fugir. Não bastasse isso, maconha também foi encontrado dentro de seu veículo. Resultado da confusão: o ex-campeão dos meio-pesados foi suspenso por tempo indeterminado. A edição 187 do maior evento de lutas do mundo ficou ameaçado de não acontecer. Daniel Cormier foi chamado para lutar pelo cinturão interino contra Anthony Johnson.

Cormier (esq.) pediu uma revanche contra Jon Jones (dir.)


 Essa era uma das lutas mais esperadas do ano, Jon Jones defenderia seu cinturão contra Anthony Johnson. Mas os lutadores que fizeram a luta principal prometiam não decepcionar, afinal a vitória nessa luta foi sinônimo de título. Prometeram e cumpriram, uma bela luta de se assistir. Um lutador muito bom na trocação, com a mão pesadíssima (Johnson) contra um especialista em quedas e luta corpo à corpo. Com 30 segundos de luta, Cormier teve certeza que a mão de seu adversário era realmente muito pesada, tomou um soco e ficou desnorteado. Não gostou nada nada e logo buscou a luta agarrada. As qualidades de cada um ficaram muito claras nesta luta, quando os atletas trocavam socos e chutes, Anthony levava uma clara vantagem, porém na luta agarrada e no chão, Daniel se saia muito melhor. No final do segundo assalto, Cormier, por cima, desferiu ótimos golpes abriu um corte e cansou demais seu adversário. O cansaço foi crucial e Anthony Johnson praticamente não se aguentava mais em pé e acabou tomando um mata-leão na metade do terceiro round. 
 Daniel Cormier mereceu e agora é o novo campeão meio-pesado do UFC. No final das lutas, todos os lutadores dão entrevistas. A do novo campeão foi uma das mais sensacionais que já vi! Foi curto e grosso "Sem querer desrespeitar você (se referindo ao entrevistador) nem a todo o publico presente aqui hoje, mas eu tenho recado para um homem apenas, nada mais. JON JONES, EU ESTOU ESPERANDO POR VOCÊ!!!!!" e saiu do octógono sem responder mais nenhuma pergunta. Para essa luta acontecer, o ex-campeão precisa primeiramente responder à um processo criminal, se ele for liberado, a luta pode (e deve) acontecer ainda este ano. Caso contrário, deve ser o final da carreira do ex-campeão e o sueco Gustafsson é o primeiro na fila da disputa pelo cinturão.



O ótimo Jiu Jitsu de Chris Weidman foi crucial para conseguir a vitória
foto retirada do site Globo.com

 Depois de muito esperarmos, finalmente Chris Weidman e Vitor Belfort se enfrentaram. O Américano se lesionou por duas vezes no último ano, obrigando essa luta a ser adiada. As confusões não ficaram apenas por conta das lesões (que Belfort diz desconfiar da veracidade delas), mas também pela troca de farpas dos dois lutadores. Weidman diz que o brasileiro está trapaceando por conta do TRT (tratamento de reposição de testosterona). Vitor era autorizado a fazer esse tratamento, mas recentemente foi proibido. 
 Vou dizer, valeu a pena esperar! Luta muito rápida e muito boa. Mas deu a lógica. Quem torceu pelo brasileiro viu a vitória muito de perto, Vitor acertou alguns bons golpes, abriu um corte no supercílio do americano  e quase o nocauteou. Como todos sabiam, a tática para Belfort era manter a luta em pé e Weidman queria levar a luta para o chão. Isso ficou absolutamente claro quando Chris conseguiu derrubar, dominou por cima, rapidamente conseguiu montar, com uma facilidade absurda e desferiu golpes muito potentes, obrigando o árbitro a interromper a luta para garantir a integridade física do atleta. (O que me chamou muito a atenção foi o baixo nível técnico apresentado por Vitor no chão, ele recebeu uma verdadeira aula de como se luta Jiu Jitsu. Weidman conseguiu evoluir com uma facilidade incrível).
 Outro brasileiro derrotado por Chris Weidman, mais especificamente o 5º (Valdir Araújo, Demian Maia, Anderson Silva duas vezes, Lyoto Machida e Vitor Belfort). Além disso defendeu o título pela terceira vez. E pelo que tudo indica na categoria, o próximo adversário será mais um brasileiro, Ronaldo Jacaré, que vêm fazendo ótimas lutas ultimamente. 

  


Todas as lutas:

Card principal:
#1 Anthony Johnson x #3 Daniel Cormier (Finalização - Mata-leão no 3º round)
#C Chris Weidman x #3 Vitor Belfort Brasil (Nocaute técnico no 1º round - golpes a partir da montada)
#3 Donald Cerrone x John Makdessi (Nocaute técnico no 2º round - Makdessi desistiu por ter quebrado o maxilar)
#3 Travis Browne x #8 Andrei Arlovski (Nocaute técnico no 1º round - Luta simplesmente espetacular!!! vale a pena ver)
#2 Joseph Benavidez x #5 John Moraga (Decisão unânime)

Card preliminar:
#1 John Dodson x Zach Makovsky (Decisão unânime - surpreendentemente a luta mais chata da noite)
#8 Dong Hyun Kim x Josh Burkman ( Finalização  no 2º round - Katagatame)
Uriah Hall x Rafael Natal Brasil (Decisão dividida - eu teria dado a vitória para Uriah Hall)
Mike Pyle x Colby Covington (Decisão unânime - final de luta espetacular, Pyle por muito pouco não finalizou)
Islam Makhachev x Leo Kuntz (Finalizaçãono 2º round - Mata-Leão )
Justin Scoggins x Josh Sampo (Decisão unânime)

*os vencedores estão destacados em negrito
** os números após o # é a posição no ranking de cada lutador (dentro da sua categoria)


sábado, 23 de maio de 2015

Ascensão de jovens faz da NBA uma liga mais nivelada

Harden e Curry Retirada de http://www.washingtonpost.com/sports/
A temporada 2014-15 da nba foi marcada pela renovação. Jogadores jovens se tornaram estrelas, e isso se evidenciou na premiação da liga. O prêmio de mvp, melhor jogador da temporada, pela primeira vez nos últimos anos não teve a presença de estrelas como Lebron James, Kobe Bryant e Kevin Durant entre os principais candidatos. O vencedor, Stephen Curry (27), vinha se destacando há algum tempo, mas nunca havia se firmado como uma grande estrela.

O seu principal concorrente, James Harden (25), vive situação parecida. Harden atuou como sexto-homem (uma espécie de "reserva de luxo") em seus primeiros anos de liga e só foi se tornar titular após se mudar para Houston. Sua produção dentro de quadra cresceu muito e hoje pode ser facilmente considerado um superstar.
Além dos dois principais jogadores da temporada, é possível observar uma ascensão de muitos outros jovens, como é o caso de Anthony Davis (22), Kawhi Leonard (23) e Jimmy Butler (25). O primeiro, com dois anos de liga, foi o líder em tocos pela segunda temporada consecutiva. Kawhi, após ser mvp das finais da última temporada de maneira surpreendente, foi eleito o melhor jogador de defesa esse ano, prêmio mais que esperado para o jogador que liderou a liga em roubos de bola. Enquanto isso, Jimmy Butler recebeu o prêmio de jogador que mais evoluiu de uma temporada para outra em 2015, após atingir o recorde da carreira em pontos, rebotes, assistências e aproveitamento em lances livres, se tornando peça fundamental na equipe do Chicago Bulls.
Essa evolução não se figura apenas dentro de quadra. Mike Budenholzer, técnico do Atlanta Hawks, apenas em sua segunda temporada como head coach, venceu o prêmio de técnico do ano após fazer uma campanha inesperada de 60 vitórias e apenas 22 derrotas (73% de aproveitamento) que resultou na primeira classificação da conferência leste para o time de Atlanta, equipe que havia sido apenas oitavo colocada na temporada anterior.
Outro Técnico que merece destaque é Steve Kerr, que em seu primeiro ano de liga levou a equipe do Golden State à primeira colocação geral da NBA com 67 vitórias em 82 jogos, batendo o recorde histórico de mais vitórias para um técnico calouro.
Esse crescimento do número de jovens atingindo o status de estrela só melhora o nível da nba e faz dela uma liga ainda mais equilibrada e nivelada. A tendência é que cada vez mais os jovens cheguem mais prontos para jogar e suprir as ausências de veteranos que estão próximos da aposentadoria, como Tim Duncan, Kobe Bryant, Dirk Nowitzki, Kevin Garnett, Paul Pierce, Manu Ginobli, etc.

Outros jogadores que progrediram e merecem destaque: Deandre Jordan, Klay Thompson, Jeff Teague, Eric Bledsoe, Draymond Green, John Wall, Bradley Beal, Demar DeRozan, Isaiah Thomas, Enes Kanter, Chandler Parsons, entre muitos outros.


domingo, 17 de maio de 2015

Aconteceu na Liberta - Oitavas (volta)

Corinthians 0 x 1 Guaraní


Clima de velório após eliminação precoce na Libertadores
Foto: Uol

Caiu em Itaquera, e já era...


 Vexatória, lastimosa e vergonhosa. Essas são algumas palavras que podem caracterizar a atuação da equipe corintiana no jogo desta quarta-feira. Um time no qual se diz experiente, com jogadores de qualidade inquestionável, todavia, que nitidamente necessita de tratamento psicológico. É espantoso assistir os jogos do Corinthians nesse "fim" de Libertadores. Equipe completamente indisciplinada, com atitudes amadoras e nervosa, uma vez que a mesma acumulou expulsões durante todo o campeonato e mostrou-se incapaz de colocar a bola no chão e pensar nas jogadas. 
Não desdenhamos da qualidade tática da equipe de Fernando Jubero (técnico do time paraguaio), contudo, pouco precisava se fazer para marcar as poucas inspiradas jogadas corintianas.
Vemos o primeiro tempo. Os alvinegros afoitos, desesperados, sedentos pelo gol. A falta de criatividade juntamente com o nervosismo, gerava por consequência cruzamentos ignorantes e errôneos na área paraguaia. Praticamente todos interceptados. É verdade que a equipe corintiana obteve suas chances, entretanto, a falta de frieza prevaleceu nas finalizações, deixando o grito de "gol" entalado na garganta dos corintianos.
A expectativa para o segundo tempo era de um Timão avassalador, que massacraria a equipe paraguaia. Essa ficou apenas na mente do torcedor. O time alvinegro retornou para a etapa final com mudanças (Danilo e Mendoza no lugar de Felipe e Malcon, respectivamente), todavia, a equipe mostou-se desentrosada e com os nervos à flor da pele. Resultado? Duas expulsões ( Fábio Santos e Jadson), poucas finalizações para o gol e a confirmação de uma eliminação inacreditável. Para finalizar com "chave de ouro", o time do Guaraní ainda fez o seu gol no final do jogo, encerrando, assim, a desastrosa noite corintiana.
 Placar injusto para uma torcida que vibrou, apoiou, incentivou, chorou e aplaudiu. Resultado justo para um time nervoso e indisciplinado. 
Agora, resta para o time alvinegro o campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Encerra-se aqui, à Libertadores, à invencibilidade na Arena e o sonho de milhões de corintianos.

Felipe Bambace


Boca Juniors 0 x 0 River Plate


A torcida do Boca utilizou diversos artifícios para irritar os rivais
foto retirada do site: espn.uol.com.br

 Se fosse para descrever essa partida em uma palavra, ela seria: Lamentável! Quem leu meu texto na semana passada sobre a partida de ida entre River Plate e Boca Juniors, com certeza percebeu o quanto eu gosto de assistir esse clássico Argentino. Acho lindo demais a festa que é feita pelos gringos. Como diz uma música cantada por ambas torcidas "A Copa Libertadores é minha obsessão, tem que deixar em campo a alma e o coração", e os jogadores levam esse trecho ao pé da letra. Em alguns momentos até passando dos limites. Infelizmente foi exatamente isso que aconteceu nessa quinta-feira (14) em La Bombonera.
 Após um primeiro tempo fraco tecnicamente, mas muito pegado (típico de um clássico desse tamanho), o Boca já se estava em campo para a etapa final da partida, na qual precisaria de no mínimo um gol, já que havia perdido a primeira partida. Quando o time visitante parecia estar voltando ao gramado, uma confusão tremenda. Os jogadores do River estavam todos com as mãos no rosto e rodeados de policiais, a explicação disso? Ácido caseiro jogado nos atletas, e segundo algumas imagens divulgadas pela comenbol, atirado por um torcedor do Boca Juniors ( depois da perícia foi divulgado que não foi gás de pimenta como foi dito no momento da partida). Passado um tempo, um drone começa a sobrevoar o campo, nele, pendurado um fantasma com a letra B (em alusão à segunda divisão que o river disputou em 2012).
 Infelizmente a confusão não ficou apenas dentro de campo. A Comenbol ainda não se decidiu sobre a punição que o Boca receberá. De primeiro momento o time mandante foi eliminado da Libertadores, teve seu estádio suspenso de qualquer competição internacional por dois anos e interditado momentaneamente para conservação das provas. Mas depois de um dia a confederação sul-americana voltou atrás e até agora não divulgou novas informações sobre o caso. Espero que o time Argentino seja devidamente punido para que incidentes como esse não voltem a ocorrer.

Arthur Gabor



Cruzeiro 1 (4) x (3) 0 São Paulo

Fábio foi um dos destaques da classificação cruzeirense
Foto: Globo Esporte



Classificação azul e despedida do "mito"

Mineirão em clima de grande jogo! Cruzeiro e São Paulo realizariam uma partida extremidade empolgante, com um futebol agradável de se assistir e corrido devido aos espaços deixados no campo pelas duas equipes.
Os mineiros, que levavam nas costas um revés de 1 a 0 vindo da cidade paulista, tinham ciência da importância de apresentar um futebol ofensivo. Contavam com o fator casa e com a presença de sua marcante torcida. Já o tricolor, que sabia da pressão que iria enfrentar, foi esquematizado pelo interino Milton Cruz para jogar de igual pra igual com o adversário, sem a hipótese de ficar apenas se defendendo. Todavia, esse esquema permaneceu apenas no papel, uma vez que as condições do jogo obrigaram o tricolor a jogar no contra-ataque.
Nas infelicidades do jogador Reinaldo do São Paulo, o Cruzeiro encontrava o caminho para os lances mais perigosos. Entretanto, estes esbarravam nas defesas cruciais de Rogério Ceni e na falta de sorte. Igualmente à partida inicial, na qual a equipe que pressionava (no caso, o São Paulo) era premiada com o "gol". O Cruzeiro pressionou e foi recompensado. Numa jogada bem trabalhada, fez a rede guardada pelo arqueiro tricolor balançar. Gol de Leandro Damião. O time mineiro ainda obteve boas chances de consolidar sua classificação, contudo, não aproveitou-as. Consequência? Pênaltis!
O tricolor começou bem as penalidades. Após uma segura cobrança do ídolo Rogério, o mesmo ainda defendeu a cobrança de Damião, calando o Mineirão temporariamente. Ganso e Marquinhos converteram para os seus clubes e chegou a vez do jogador Souza, do São Paulo. O próprio se concentra, toma distância e... tira a bola do estádio! Uma péssima cobrança que deu mais emoção para o seguimento dos pênaltis. O próximo a desperdiçar a penalidade seria mais um tricolor. Luís Fabiano chuta no lado esquerdo de Fábio, que faz a defesa. Tudo encaminhava-se para uma classificação mineira, e esta estava nos pés do zagueiro Manoel. Contudo, o senhor Manoel mostrou tamanho desleixo ao ir para a cobrança que já era possível imaginar o resultado da própria. Péssimo chute, fácil defesa de Ceni. O que o arqueiro são-paulino não esperava, era o erro de seu companheiro logo em seguida, dando novamente a chance de classificação para os mineiros. Dessa vez, O Cruzeiro não titubeou. Gabriel Xavier converteu sua penalidade e decretou a eliminação da equipe paulista na competição.
A "raposa" agora espera a resolução do "caso" Boca e River para ter ciência de seu adversário nas quartas de final. Já o tricolor, resta as competições nacionais. O jogo ainda marcou a despedida do ídolo Rogério Ceni, que encerrava a sua participação em jogos de Libertadores.

Felipe Bambace

Internacional 3 x 1 Atlético-MG

 
Golaço do D'Alessandro
 Quem acompanhou futebol nos últimos anos, sabe muito bem que o Atlético-MG virou o time das viradas improváveis. Ano passado na Copa do Brasil, foram duas que pareciam impossíveis. E foi com esse pensamento que o Atlético foi ao Beira Rio após ter empatado por 2x2 em casa, o time mineiro precisava vencer jogando fora de casa. Os colorados lotaram o Beira Rio e fizeram uma linda festa e foram presenteados com um belíssimo gol do figuraça Valdívia, que comemorou ao estilo CR7 "eu estou aqui!" e levou a torcida à loucura. No finalzinho da primeira etapa D'Alessandro marcou outro gol sensacional e praticamente selou a classificação para as quartas (veja o gol no vídeo ao lado). Mas como disse anteriormente, o galo é o time da virada. Voltou para o segundo tempo pilhado, com vontade de conseguir no mínimo o empate que levaria a partida para os pênaltis. No início do segundo tempo diminuiu com Lucas Pratto e teve oportunidade de empatar, na verdade chegou até a balançar as redes com Jemerson, mas o gol foi anulado corretamente. Após um vacilo grande da defesa, Lisandro López marcou e jogou um balde de água fria nos mineiros. 
 Com a vitória por 3x1 o Inter garantiu a vaga para as quartas e enfrentará o Santa Fé da Colômbia que eliminou o Estudiantes. O segundo jogo será no Brasil. Acredito em dois jogos muito disputados, mas apostaria em uma classificação colorada. 

Arthur Gabor







sábado, 16 de maio de 2015

Arnold Classic está de volta ao Brasil

Um dos maiores eventos de fisiculturismo (bodybuilding) do mundo, o Arnold Classic, vem ao Brasil pela terceira vez. Com grande expectativa do publico, a exibição deve receber cerca de 80 mil visitantes durante os três dias de exposição e acontecerá nos dias 29,30 e 31 de maio no Rio de Janeiro.
O Arnold Classic foi criado em 1989 por Arnold Schwarzenegger, a lenda viva do fisiculturismo, e Jim Lorimer, um experiente promotor de eventos.A ideia era fazer um espetáculo esportivo, sobretudo focado no culturismo clássico, na tentativa de disseminar ainda mais o esporte. Desde o começo o projeto deu certo, saindo até dos EUA para ser realizado em todo o mundo, vindo inclusive - graças ao bom Deus - para o Brasil.
O AC Rio contará com palestras, exposições e amostras de tudo que há de novo no universo da nutrição esportiva e musculação, voltados tanto para o publico visitante quanto business. A surpresa dessa edição será o Arnold Showcase, uma entrevista com o próprio Arnold Schwarzenegger.
O evento terá também 30 modalidades de esporte em competição, dentre elas jiu jitsu, luta olímpica e é claro, o esporte principal do evento, fisiculturismo.
Na principal categoria, o culturismo clássico acima de 96 quilos (212 libras), tem entre os favoritos ao titulo:
Mamdouh Big Ramy Elssbiay
foto retirada de: flexonline.com
Mamdouh "Big Ramy" Elssbiay, que vem pela primeira vez ao Brasil e já desembarca favorito no país, por seu bom desempenho no ultimo Mr Olympia no qual ficou na sétima posição.
Logo atrás do egípcio temos o também estreante no Brasil, Victor Martinez, que foi campeão da competição no ano de 2007, em Ohio. E para fechar com chave de ouro, o colombiano José Luiz Rodriguez, campeão amador de 2014, que faz sua estréia na categoria profissional.
A disputa será acirrada, porém quem deve levar o titulo para casa é Big Ramy, que para muitos, nunca esteve com melhor simetria e densidade.


quarta-feira, 13 de maio de 2015

É dia de Brasil na libertadores

Michel Bastos voando após picada
Foto: Site Oficial/saopaulofc.net / Divulgação
Cruzeiro x São Paulo

 Tradição, 5 libertadores em campo, uma vaga nas quartas de final da maior competição da América, o que não faltará nesse jogo é entrega das duas equipes e emoção até o fim.

 O resultado parcial de 1 a 0 para o embalado São Paulo no Morumbi é uma pequena, mas considerável vantagem para o time paulista, que conta com a volta de seu principal jogador, Michel Bastos. Recuperado de dengue treinou normalmente e marcou 4 gols no treino de segunda-feira, aumentando assim o poder de fogo da equipe, assim o herói argentino do primeiro jogo, Centurión, é quem deve dar a vaga ao meia.
 Já a equipe mineira conta com a sua torcida que certamente lotará o Mineirão e o retrospecto do time jogando em casa. O último treino comandado por Marcelo Oliveira na toca, nesta terça-feira foi fechado, liberado à imprensa somente após o treino tático. 
Os donos da casa devem pressionar, impor seu jogo como de costume, mas a equipe já não é a mesma das duas últimas conquistas nacionais, fazendo com que o time tricolor possa também colocar em prática seu futebol e não somente se defender, ao passo que um gol pode tirar a confiança e rumo dos cruzeirenses na competição.

Prováveis escalações:

Cruzeiro - Fábio; Mayke, Manoel, Léo (Bruno Rodrigo) e Mena; Willians, Henrique, Arrascaeta, Marquinhos (Joel) e William (Gabriel); Leandro Damião.

São Paulo -    Rogério Ceni; Bruno, Rafael Toloi, Lucão (Dória) e Reinaldo; Denilson, Souza, Wesley, Michel Bastos e Ganso; Alexandre Pato.
Torcida apóia o time antes da decisão
foto: Rodrigo Gazzanel / Futura Press
Corinthians x Guaraní-PAR

 Com o revés sofrido no primeiro jogo por 2 a 0 os donos da casa contam com o apoio de sua torcida dentro de sua arena e seus 32 jogos de invencibilidade, além de um futebol vistoso e eficiente que deixou de ser praticado nas últimas partidas. Antes do confronto decisivo a equipe paulista treinou em seu estádio de portões abertos, cerca de sete mil torcedores acompanharam a atividade comandada por Tite, demonstrando apoio ao time. Antes mesmo do treino o técnico alvinegro anunciou a novidade para a partida, o atacante Malcom ganhou a vaga de titular no lugar de Emerson suspenso por mais dois jogos. Já o atacante Vagner Love nem para o banco foi relacionado.

 Os paraguaios poderão perder por até um gol de diferença e virão para se defender e não se expor. Contam com o principal jogador do time, o atacante Santander responsável por um dos gols no jogo de ida, e o mesmo declarou que “esperava mais” do Corinthians e se diz motivado para selar a classificação.
 Vale lembrar que a equipe paulista nunca precisou reverte um placar tão desconfortável com seu técnico em mata-matas. O Corinthians precisa de três gol de diferença para avançar.

Prováveis escalações:

Corinthians - Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Fábio Santos; Ralf; Elias, Jadson, Renato Augusto e Malcom; Guerrero.

Guaraní - Aguilar; Bartomeus, Maldonado, Cáceres e Edgar Aranda; Palau, De la Cruz, Juan Aguilar, Mendoza e Benítez; Santander

Brasileiros definem vaga nas quartas
foto retirada do site globo.com
Internacional x Atlético Mineiro



Após o empate por 2 a 2 em BH a equipe gaúcha joga com uma leve vantagem no Beira-Rio, podendo empatar sem gols e até por 1 a 1. O retrospecto para os donos da casa é bem favorável, já que o colorado não perde para o galo há 29 anos jogando em casa.

 A equipe demonstra confiança e aposta na sua torcida para se classificar. Após o jogo no Horto o diretor de futebol Carlos Pellegrini já disse: - “Eles estão mortos no Beira-Rio. No Beira-Rio, não tem essa de "eu acredito". E esperamos casa cheia, um público recorde”. O técnico Diego Aguirre espera poder contar com o atacante Nilmar que se recupera de lesão mas admite que dificilmente o atleta reúna condições para enfrentar os mineiros, dando assim a vaga para Lisandro López.
A situação do galo é um pouco mais difícil, acostumado a levar suas decisões para o Horto, enfrenta agora um Beira-Rio lotado, o retrospecto da equipe jogando fora de casa não é favorável, porém o poder de chegada e decisão desse time já foi comprovado nos últimos anos. O goleiro Victor, herói na competição em 2013 manda recado aos pessimistas: “Não duvidem do Atlético porque nesses últimos anos tem mostrado grande força nesse tipo de situação. Vamos para Porto Alegre buscar a classificação”.
O galo precisa de umas simples vitória para se classificar, empatar por 3 gols ou mais.

Prováveis escalações:

Internacional -
Alisson; William, Alan Costa, Juan e Ernando; Rodrigo Dourado, Aránguiz, Valdívia (Nicolás Freitas ou Jorge Henrique), D'Alessandro e Eduardo Sasha; Lisandro López

Atlético Mineiro - Victor; Patric, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo e Luan; Thiago Ribeiro (Carlos) e Lucas Pratto





segunda-feira, 11 de maio de 2015

A crise do reino Nadal




Na tarde deste domingo Rafael Nadal perdeu de 2 sets a 0 pro britânico Andy Murray (6-3,6-2) no torneio de Masters 1000 de Madri, trazendo a tona questionamentos sobre seu jogo e seu domínio sobre a terra batida francesa.
Depois de um torneio praticamente impecável, chegando a final sem perder um único set e desbancando adversários de peso como Dimitrov e Berdych, Nadal em mais uma partida irreconhecível no ano, com excesso de erros, perde para Andy Murray, um adversário que na terra batida jamais daria trabalho para o maior tenista de saibro de todos os tempos,já que Murray não é nenhum especialista nesse tipo de piso. Mas o que de fato vem acontecendo com Nadal?
Em uma temporada completa de baixos, onde conquistou apenas um título e em queda livre no ranking da ATP,pela primeira vez desde de 2005 não estará entre os cinco primeiros, e gerando desconfiança pro seu reinado em Roland Garros onde só perdeu uma vez e ganhou 9 vezes em dez edições disputadas.  Nadal tenta voltar a sua antiga e excepcional forma que o fez reinar sobre o circuito, mas por enquanto se mostra um pouco lento, aquém daquele físico de alguns anos atrás em que parecia voar em quadra; mudou de raquete buscando dar mais potência em seus golpes mas sua bola se mostra curta demais e sem aquele peso que dava trabalho pra qualquer tenista; taticamente se mostra perdido algumas vezes, sem saber o que fazer e escolhendo bolas difíceis em momentos que passar a bola seria o mais correto.
Faltando duas semanas para Roland Garros, Nadal precisa apresentar logo uma melhora se quiser coroar sua décima conquista na terra francesa e jogar para longe a desconfiança, e esse ano Djokovic vem com tudo para conquistar o único Grand Slam que falta em sua galeria.

Gustavo Amado
Foto retirada daVeja.com.br
Nadal lamenta derrota

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Aconteceu na Liberta - Oitavas

Guarani (PAR) 2 x 0 Corinthians 

Timão? Que Timão?    
                            
Cássio falhou feio no primeiro gol
foto reitrada do site uol.com.br
Parece que o Corinthians adora deixar o seu torcedor preocupado. O time alvinegro, que nos últimos jogos apresentou um futebol questionável, conseguiu dramatizar a sua classificação contra uma equipe de técnica lamentável.
Jogo em Assunção contra um time de pouca expressão. O Corinthians, favoritíssimo para a partida, encontrou em sua frente o Guaraní (PAR), que prometeu atordoar a vida do da equipe paulista. Dito e feito. A equipe paraguaia surpreendeu e venceu a partida por 2 a 0, com gols de Santander e Contrera.
Um jogo de lados antagônicos: Um Guaraní empolgado com a possibilidade de vitória e com um time bem armado taticamente contra um Corinthians apático, lento, desentrosado, pouco criativo e confuso. Simplesmente irreconhecível. Mesmo o Guaraní esbarrando na técnica e na competência nas finalizações, o time alvinegro manteve seu futebol vergonhoso ao longo da partida. Os paraguaios perdiam chances incríveis, como a cabeçada de Santader por cima do gol e a bola tirada em cima da linha pelo zagueiro Gil do Corinthians, por exemplo, mas o goleiro corintiano resolveria o problema. Falha inacreditável numa cobrança de falta, 1 a 0 Guaraní. Outra falha individual resultou no segundo gol paraguaio. Contrera ganha com facilidade a dividida com Felipe e decreta a vitória do time da casa.
Com um revés considerável, a equipe paulista terá uma bela missão pela frente. Veremos se os fatores Arena, torcida, somados com um futebol vistoso no qual esperamos ver, resultam em uma classificação. Se os senhores em algum momento questionaram a facilidade desse confronto, podem se preparar para emoções fortes, pois Corinthians e Guaraní será um jogo daqueles! Que o Timão volte a ser Timão.

                                                                                                                    Felipe Bambace


São Paulo 1 x 0 Cruzeiro

Amadurece um tricolor forte

Centurion marcou o único gol do jogo
foto retirada do site globoesporte.globo.com
Oitavas de Final da Libertadores, Morumbi lotado e o Cruzeiro pela frente. Expectativa de um grande jogo. Expectativa essa que deixou de ser teórica pra ser prática. Dentro de campo, um jogo equilibrado com chances para os dois lados. Um Fábio inspirado e um tricolor com falta de sorte. Isso, até Centurión cabecear para o fundo das redes cruzeirenses no final do jogo, fazendo o Cícero Pompeu de Toledo estremecer!
Resultado inquestionável. A equipe mineira que, apesar de ter suas chances, propôs um jogo defensivo, enquanto o time são-paulino atacava e criava as melhores oportunidades de gol. Martelou, martelou e foi recompensado no final. Para Belo Horizonte, os cruzeirenses levam um revés de 1 a 0 e um Fábio completamente atordoado pelo bombardeio que sofreu em São Paulo.


Agora, é esperar a próxima semana. O Cruzeiro possui todas as condições de reverter esse placar no Mineirão, mas que fique claro: O tricolor vem forte e com certeza estará preparado!

                                                                                                                 Felipe Bambace



Atlético-MG 2 x 2 Internacional

 
A torcida o Atlético fez a diferença no duelo dessa quarta
foto retirada do site sobreisso.com
Esse é aquele jogo que você estufa o peito e diz: Nossa, que jogaço!! Quem ficou acordado até meia noite nessa quarta-feira (06) com certeza não se arrependeu de perder algumas horas de sono. A Arena Independência estava lotada para acompanhar o jogo entre Atlético-MG e Internacional. E já com 4 minutos, o time do Sul calou o estádio, Lisandro López abriu o placar. Mas ganhar do galo no Independência não é tarefa fácil, muito pelo contrário. Logo na saída de bola Rafael Carioca meteu uma bola no travessão em um chute espetacular e reanimou a torcida atleticana. O galo foi pra cima. A pressão deu resultado, com 14 minutos Douglas Santos empatou a partida em chute de fora da área. Dalí até o intervalo a poeira baixou um pouco, mas não pense que por isso o jogo ficou ruim, o galo ia com tudo pra cima e o Inter puxava alguns contra-ataques que levavam muito perigo. Seria impossível jogar 90 minutos no ritmo dos 15 primeiros.
 No segundo tempo, o jogo estava morno. Até que Diego Aguirre, técnico do Internacional entrou em ação. Fez duas mudanças, entraram D’Alessandro e Valdívia. E em cobrança ensaiada, o argentino cruzou e Valdívia escorou de cabeça para colocar o colorado à frente no placar novamente. Se o Inter possui um belo técnico, o Atlético tem o “eu acredito”. É impressionante, quando a torcida resolve gritar que acredita o time sempre cresce. E nesta quarta-feira não foi diferente. Aos 49 minutos do segundo tempo, em um lance pra lá de estranho, o zagueirão Leonardo Silva balançou as redes e empatou a partida.
 Com o resultado, o Inter sai muito na frente, especialmente por que o retrospecto do time mineiro não é muito positivo fora de casa. Mas o futebol é tão popular exatamente por ser totalmente imprevisível. Eu acredito que o Internacional deve se classificar para as quartas de final. Ninguém sabe com precisão quem se classificará no jogo do dia 13 de Maio, mas uma coisa você pode ter certeza, teremos muita emoção até o fim da partida!
  
                                                                                                             Arthur Gabor

River Plate 1 x 0  Boca Juniors



Belíssima festa da torcida Millonaria
foto retirada da página doentes por futebol no facebook
Quando fico sabendo que terá um jogo entre River Plate e Boca Juniors já me animo. Na verdade, imagino que não sou o único, praticamente todo amante de futebol gosta de ver uma partida como essa. Clássico Argentino pela Libertadores da América então, emoção ainda maior. O River foi o mandante do jogo de ida, e os Millonarios lotaram o gigantesco Monumental de Nuñez, executando uma festa espetacular, difícil de se ver parecida em qualquer lugar do mundo.
O jogo começou bem pegado, com muitas faltas e cartões. Mesmo assim uma boa partida, com as duas equipes buscando jogadas rápidas em direção ao gol, mas com poucas oportunidades claras. Depois de um vacilo da defesa do Boca, que em seguida quase saiu gol, River parece ter se animado e passou a dominar a partida, criando muitas chances e sem dar espaço algum para seu rival.  Ao final do primeiro tempo sem gols, os jogadores cercaram o árbitro. Ao meu ver, ele não fez uma má atuação.
 O segundo tempo começou bem mais agitado. Já com 30 segundos o Boca teve uma chance claríssima de gol, Callieri saiu na cara a cara com o goleiro, mas o Barovero fez uma linda defesa. O river vinha melhor na partida, e aos 7 minutos teve aquela que parecia chance do jogo, desperdiçada por Mora, que teve um espaço tremendo dentro da área, dominou a bola, mas chutou em cima de Orión, que não teve dificuldades para agarrar. A partida continuava muito truncada, mas os times buscavam mais o ataque do que na primeira etapa, deixando mais espaços na defesa, tornando o jogo mais agradável. Até que com 35 minutos veio aquele que realmente foi o lance do jogo, Gago fez um pênalti pra lá de infantil, e Sanchez não desperdiçou. Se a festa já era grande, o barulho aumentou muito no Monumental com o placar favorável ao time da casa.
  Nessa temporada foi a primeira vitória do River, bem no jogo mais importante. O resultado não decide muita coisa. Mas dá uma boa vantagem aos Millonario. O Boca precisa de dois gols de diferença.  Tem mais 90 minutos em La Bombonera, acredito em uma vitória suada dos mandantes, podendo ser até por 1x0, o que levaria a decisão para os pênaltis. Apostaria em uma classificação do Boca Juniors no dia 14 de Maio.

                                                                                                            Arthur Gabor 





terça-feira, 5 de maio de 2015

Prévia das Semi Finais da Champions League

A competição mais badalada e importante do mundo do futebol chega em sua fase semifinal. Os times mais poderosos da Europa se enfrentam pela ida na terça (05/05) e quarta (06/05). Pela volta, na terça (12/05) e quarta (13/05).

Bayern de Munique (ALE), Barcelona (ESP) e Real Madrid (ESP) têm figurado entre os melhores times do mundo há pelo menos, 3 anos. A tradicionalíssima Juventus (ITA) chega como "intrusa" para desbancar os gigantes acima citados, além de mostrar que o futebol italiano ainda possui forças para competir com ligas mais ricas e poderosas.

O blog acompanhará todos os quatro jogos dessa etapa semifinal e como "esquenta", traz aqui uma prévia do que podemos esperar nessas grandes partidas!

JUVENTUS x REAL MADRID:

A Velha Senhora tenta desbancar os galáticos do Real Madrid e depende muito do resultado em casa para sonhar com a grande final. Isto porque os italianos possuem o elenco menos forte dentre os quatro semifinalistas, porém contará com a Juventus Stadium lotado, sendo uma equipe tão forte jogando em seus domínios que, desde sua inauguração, perdeu apenas 4 vezes. A equipe de Maximiliano Allegri conta com um esquema defensivo muito eficiente desde o comando de Antonio Conte, entretanto, Allegri aperfeiçoou essa eficiência e dinamizou: uma equipe que jogou mais de dois anos com três zagueiros e dois alas, passando a atuar com dois zagueiros e dois laterais. Mudou do 3-5-2 para o 4-4-2. Comandado pelo maestro Pirlo e tendo sua principal esperança no argentino Carlitos Tévez, a Juventus vêm para surpreender. A principal baixa é o meia Pogba, apontado como muitos como um futuro melhor do mundo.

O Real Madrid busca demonstrar ao mundo que ainda é a melhor equipe do mundo, responsável pela conquista de 4 títulos em 2014 (Copa do Rei, Mundial, Champions League e Supercopa da UEFA). Os galáticos começaram 14/15 com uma sequência incrível de vitórias, mas desde que o ano mudou, os resultados e as atuações não encantam como antes. O time passou por muitas turbulências, como lesões diversas (Modric e James Rodríguez) e rotação de jogadores. De quebra, ainda viu o rival Barcelona crescer absurdamente neste ano de 2015. Contudo, possui uma equipe badaladíssima e conta com o retorno de algumas peças fundamentais para criação de jogo, Bale e James Rodríguez. Possui a baixa de Benzema e Modric, contudo tem Kroos na volância, Chicharito no comando do ataque e o atual melhor do mundo, Cristiano Ronaldo. O Real quer se impôr contra os campeões italianos e voltar a final da Champions. Serão eles capazes?

Prováveis equipes:

Juventus: Buffon; Lichtsteiner, Bonucci, Chiellini, Evra; Pirlo, Vidal, Pereyra e Marchisio; Morata e Tévez. 
Técnico: Maximiliano Allegri.

Real Madrid: Casillas; Carvajal, Pepe, Varane e Fábio Coentrão; Sergio Ramos, Kroos, James Rodriguez, Bale; Chicharito e Cristiano Ronaldo.
Técnico: Carlo Ancelotti.

BARCELONA BAYERN:

O time que vêm dando o que falar no ano de 2015 é sem dúvidas, o Barcelona. O trio MSN se encaixou e daí só surgiram vitórias, atuações empolgantes e um futebol brilhante, que remete a época de Pep Guardiola no comando da equipe culé. O Barça de Luis Henrique não abusa tanto do "Tiki-Taka", estilo de jogo com muita troca de passes e posse de bola e também joga simples e sério quando necessário, sem inventar. Os lançamentos e cruzamentos na área - antes um perigo e principal vulnerabilidade do time vencedor de 2009 à 2012 - são muito utilizados. Alia-se a isso o fato da equipe catalã quase não ter atletas no departamento médico, diferente do seu adversário nesta semi-final. Contando com o trio que é tido por muitos como o melhor da história do clube, Messi, Neymar e Suárez já alcançaram a marca de mais de 100 gols juntos nessa temporada. Deve-se mencionar a recuperação do zagueiro Piqué, parecendo reviver seus dias de glória de três anos atrás e a liderança de Iniesta no meio de campo. O Barcelona não tem baixas significativas para esse confronto.

O Bayern é o time a ser batido na Alemanha. Nos últimos três anos, é o principal protagonista do país, seja em competições nacionais ou internacionais. Enquanto a hegemonia alemã é mantida, na Liga dos Campeões o time de Munique vem mais enfraquecido que o rival. Ainda possui jogadores de renome a disposição, mas briga com as lesões que parecem não ter fim. Para se ter uma ideia, desde que Pep Guardiola assumiu o comando do time (há dois anos aproximadamente), o mesmo nunca pôde ter todo o elenco disponível. As baixas são muitas: Robben, o melhor jogador dos bávaros, Ribery, que esteve entre os três melhores do mundo na temporada passada, Badstuber, Alaba, Starke.. De qualquer maneira, o artilheiro Lewandowski está em grande fase e Muller é sempre um talismã em decisões. Sem esquecer do guerreiro Schweinsteiger, é claro. O Bayern quer mostrar que seu elenco, apesar dos desfalques, é forte o suficiente para derrotar o time do momento. Serão eles capazes?

Prováveis equipes:

Barcelona: Ter Stegen; Dani Alves, Piqué, Mascherano e Jordi Alba; Busquets, Rakitic e Iniesta; Messi, Suárez e Neymar. 
Técnico: Luis Henrique.

Bayern: Neuer; Rafinha, Boateng, Benatia; Lahm, Xabi Alonso, Schweinsteiger, Bernat; Thiago; Muller e Lewandowski. 
Técnico: Pep Guardiola.

















segunda-feira, 4 de maio de 2015

Conheça o Guaraní (PAR), adversário do Timão na Libertadores

Os torcedores corintianos ficaram muito felizes ao descobrirem que o adversário do Timão seria o Guarani-PAR e não o Galo, após a derrota de 2x0 para o arquirrival, São Paulo. É de se comemorar sim, pois o time brasileiro é claramente superior. Mas se engana quem pensa que o time paraguaio será alvo fácil. Eles passaram em segundo lugar em seu grupo, com nove pontos, ficando atrás apenas do Racing, e chegou até a ganhar do time argentino quando jogou em seu território. Conheça agora um pouco mais sobre equipe paraguaia:
  •  Eles têm um time "certinho". Dificilmente trocam algum de seus onze titulares (veja na imagem a seguir a escalação). A equipe de Fernando Jubero (técnico) tem um grande trunfo: o notável entrosamento de um grupo que joga junto há dois anos e se conhece muito bem.
  • Jubero já declarou que o Corinthians é amplamente favorito. Mas promete ter uma carta na manga que pode surpreender o time brasileiro. 
  • Seu principal jogador é Santander, que disputou a artilharia da primeira fase. Terminou com cinco gols em cinco partidas. O atacante é o terceiro maior marcador da Libertadores 2015. Ele é considerado o Guerrero paraguaio pelos torcedores.
  • Não é só Santander quem balança as redes. Tem o quinto melhor ataque da competição, com 12 gols em seis jogos. O torcedor do Guarani gritou "GOL!" pelo menos uma vez por jogo. Isso se deve ao estilo de jogo, o técnico não manda o time recuar, ele prefere arriscar-se no ataque a ficar na retranca. Mesmo que o time tome uma goleada (grande exemplo disso foi o 4x1 sofrido para o Racing)
  • O time paraguaio têm um jogo aéreo muito forte. Eles devem abusar dessa jogada nas duas partidas, tendo em vista que mais da metade dos gols sofridos pelo Corinthians em 2015 vieram de bolas alçadas em sua área.
  • Apesar dos três zagueiros, o sistema defensivo deixa um pouco a desejar por liberar muito seus laterais e meias, deixando os defensores bastante expostos. 10 gols sofridos, de longe a pior defesa dentre todos os times classificados para a segunda fase.
  • Os defensores ficam muito plantados em sua posição, abrindo bastante espaço para quem chega de trás. Tite deverá utilizar Elias e Renato Augusto para fazer essa função já que eles gostam de fazer isso. Utilizando esses dois meio-campistas, o Corinthians deverá criar muitas oportunidades de gol.

Time base do Guarani. (Foto do site Lancenet)


Corinthians e Guarani se enfrentarão pela fase de oitavas de final da Libertadores. O primeiro jogo no Paraguai será no dia 06 de maio. O jogo de volta, aqui no Brasil, dia 13 do mesmo mês. O timão é favorito e acredito que passará de fase. Mas me surpreenderei se for com uma facilidade tão grande como os torcedores e a imprensa estão esperando.