Na tarde deste domingo Rafael Nadal perdeu de 2 sets a 0 pro britânico Andy Murray (6-3,6-2) no torneio de Masters 1000 de Madri, trazendo a tona questionamentos sobre seu jogo e seu domínio sobre a terra batida francesa.
Depois de um torneio praticamente impecável, chegando a final sem perder um único set e desbancando adversários de peso como Dimitrov e Berdych, Nadal em mais uma partida irreconhecível no ano, com excesso de erros, perde para Andy Murray, um adversário que na terra batida jamais daria trabalho para o maior tenista de saibro de todos os tempos,já que Murray não é nenhum especialista nesse tipo de piso. Mas o que de fato vem acontecendo com Nadal?
Em uma temporada completa de baixos, onde conquistou apenas um título e em queda livre no ranking da ATP,pela primeira vez desde de 2005 não estará entre os cinco primeiros, e gerando desconfiança pro seu reinado em Roland Garros onde só perdeu uma vez e ganhou 9 vezes em dez edições disputadas. Nadal tenta voltar a sua antiga e excepcional forma que o fez reinar sobre o circuito, mas por enquanto se mostra um pouco lento, aquém daquele físico de alguns anos atrás em que parecia voar em quadra; mudou de raquete buscando dar mais potência em seus golpes mas sua bola se mostra curta demais e sem aquele peso que dava trabalho pra qualquer tenista; taticamente se mostra perdido algumas vezes, sem saber o que fazer e escolhendo bolas difíceis em momentos que passar a bola seria o mais correto.
Faltando duas semanas para Roland Garros, Nadal precisa apresentar logo uma melhora se quiser coroar sua décima conquista na terra francesa e jogar para longe a desconfiança, e esse ano Djokovic vem com tudo para conquistar o único Grand Slam que falta em sua galeria.
Gustavo Amado
Nenhum comentário:
Postar um comentário