sábado, 23 de maio de 2015

Ascensão de jovens faz da NBA uma liga mais nivelada

Harden e Curry Retirada de http://www.washingtonpost.com/sports/
A temporada 2014-15 da nba foi marcada pela renovação. Jogadores jovens se tornaram estrelas, e isso se evidenciou na premiação da liga. O prêmio de mvp, melhor jogador da temporada, pela primeira vez nos últimos anos não teve a presença de estrelas como Lebron James, Kobe Bryant e Kevin Durant entre os principais candidatos. O vencedor, Stephen Curry (27), vinha se destacando há algum tempo, mas nunca havia se firmado como uma grande estrela.

O seu principal concorrente, James Harden (25), vive situação parecida. Harden atuou como sexto-homem (uma espécie de "reserva de luxo") em seus primeiros anos de liga e só foi se tornar titular após se mudar para Houston. Sua produção dentro de quadra cresceu muito e hoje pode ser facilmente considerado um superstar.
Além dos dois principais jogadores da temporada, é possível observar uma ascensão de muitos outros jovens, como é o caso de Anthony Davis (22), Kawhi Leonard (23) e Jimmy Butler (25). O primeiro, com dois anos de liga, foi o líder em tocos pela segunda temporada consecutiva. Kawhi, após ser mvp das finais da última temporada de maneira surpreendente, foi eleito o melhor jogador de defesa esse ano, prêmio mais que esperado para o jogador que liderou a liga em roubos de bola. Enquanto isso, Jimmy Butler recebeu o prêmio de jogador que mais evoluiu de uma temporada para outra em 2015, após atingir o recorde da carreira em pontos, rebotes, assistências e aproveitamento em lances livres, se tornando peça fundamental na equipe do Chicago Bulls.
Essa evolução não se figura apenas dentro de quadra. Mike Budenholzer, técnico do Atlanta Hawks, apenas em sua segunda temporada como head coach, venceu o prêmio de técnico do ano após fazer uma campanha inesperada de 60 vitórias e apenas 22 derrotas (73% de aproveitamento) que resultou na primeira classificação da conferência leste para o time de Atlanta, equipe que havia sido apenas oitavo colocada na temporada anterior.
Outro Técnico que merece destaque é Steve Kerr, que em seu primeiro ano de liga levou a equipe do Golden State à primeira colocação geral da NBA com 67 vitórias em 82 jogos, batendo o recorde histórico de mais vitórias para um técnico calouro.
Esse crescimento do número de jovens atingindo o status de estrela só melhora o nível da nba e faz dela uma liga ainda mais equilibrada e nivelada. A tendência é que cada vez mais os jovens cheguem mais prontos para jogar e suprir as ausências de veteranos que estão próximos da aposentadoria, como Tim Duncan, Kobe Bryant, Dirk Nowitzki, Kevin Garnett, Paul Pierce, Manu Ginobli, etc.

Outros jogadores que progrediram e merecem destaque: Deandre Jordan, Klay Thompson, Jeff Teague, Eric Bledsoe, Draymond Green, John Wall, Bradley Beal, Demar DeRozan, Isaiah Thomas, Enes Kanter, Chandler Parsons, entre muitos outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário