![]() |
(Fonte: otvfoco.com.br) |
Para quem estava com saudade das emoções que envolvem um jogo entre federações, eis a Copa América de 2015! Ela será a quadragésima quarta edição do torneio no qual é organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). Dessa vez, possuirá o Chile como país sede, escolhido em 2013 pela entidade organizadora.
Santiago, Antofagasta, La Serena, Valparaíso, Viña del Mar, Concepción, Temuco e Rancagua são as cidades selecionadas por Sergio Jadue, presidente da Federação Chilena de Futebol, para abrigar os jogos da competição. Destaque para os estádios Nacional do Chile e Monumental David Arellano, que possuem as maiores capacidades (48.665 e 47.347, respectivamente), ambos estão localizados na capital do país.
Na edição de 2015, a Copa América terá os dez membros da CONMEBOL ( Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), agregando às federações mexicana e jamaicana, convidadas para participar do torneio.
Como curiosidade, os nomes da bola oficial do campeonato e do mascote do país sede. "Cachaña", nome da bola, remete-se a uma expressão chilena na qual pode ser qualificada como "drible de corpo". "Zincha", mascote da copa, é representada por uma raposa-vermelha. Seu nome vem da junção de "zorro" mais "hincha" (raposa com torcida, traduzindo do espanhol).
É importante ressaltar que o vencedor do torneio se classifica para a Copa das Confederações FIFA de 2017, na Rússia. Caso o campeão seja o México ou a Jamaica, classifica-se o sul-americano melhor classificado, sendo este o representante do continente.
Introdução por Felipe Bambace
Grupo A: por Arthur Gabor
![]() |
Chile quase eliminou o Brasil em 2014 foto retirada do site trivela.uol.com.br |
Chile - Uma das maiores surpresas da Copa do Mundo de 2014, o Chile joga em casa e cheio de esperanças para essa Copa América. Liderado por Vidal, os chilenos buscam seu primeiro título, até hoje sua melhor colocação foi o vice campeonato (1955, 56, 79, 87). Em 2011 foram surpreendidos nas quartas de final pela Venezuela.
O sonho do Chile seria uma final contra o Brasil, já que eles estão com a derrota para a seleção canarinho engasgada. Na prorrogação o time chileno chutou uma bola no travessão, o que manteve a partida empatada e levou a decisão para os pênaltis, onde o Brasil levou a melhor.
O técnico Jorge Sampaoli tem um estilo de jogo bem ofensivo, independente de seu adversário, fato que pode surpreender seleções favoritas. Apesar da derrota recente para o Irã em um amistoso, a torcida promete apoiar em peso e acreditar muito no título inédito. Os chilenos não consideram essa a melhor geração de todos os tempos a toa. O Chile pode (e deve) surpreender. Abram o olho!
Provável escalação: Bravo, Isla, Medel, Jara e Mena; Aránguiz, Díaz, Vidal e Valdívia; Vargas (Beuasejaur) e Sánchez; Téc: Jorge Sampaoli
![]() |
Enner Valencia promete balançar as redes foto retirada do site soccernews.com |
A sorte da seleção equatoriana é que o México não jogará com seu time principal, portanto a esperança de passar para a próxima fase segue viva. Dificilmente eles consigam algo maior do que uma segunda colocação nesse grupo.
Provável escalação: Domínguez, Paredes, Erazo, Achilier e Ayoví; Lastra, Montero, Noboa e Martínez, Enner, Valencia e Bolaños; Téc: Gustavo Quinteros
![]() |
O atacante Hernández fará falta foto retirada do site arnaco.ir |
México - Apesar da boa Copa do Mundo no Brasil, os mexicanos chegam muito enfraquecidos à Copa América, isso por que a seleção principal será poupada para a Copa Ouro. Isso por que a Copa América não vale quase nada ao México, já que eles são meros convidados, e se forem campeões, não ganham a vaga para a Copa das Confederações.
Sem os seus principais atletas, como Chicharito Hernandez e Giovani dos Santos, o atacante Raúl Jiménez é a principal estrela do time da América Central. Ele foi campeão olímpico em 2012 (ganhando do Brasil) e se transferiu para o Atlético de Madri em 2014. Provavelmente disputará a segunda vaga desse grupo com a Venezuela, muito difícil almejar algo maior que isso.
Provável escalação: Corona, Flores, Ayala, Ráfa Marquez, Dominguez e Aldrete; Medina, Jesús, Corona e Güemez; Herrera e Matías Vuoso; Téc: Miguel Herrera
Bolívia - Claramente a zebra do grupo A, a bolívia tenta fazer história e repetir o feito de 1963, quando se sagrou campeão pela primeira e única vez em sua história. O ex-goleiro Mauricio Sória substitui o espanhol Xabier Azkargota no comando técnico e terá muito trabalho pela frente. Poucos jogadores convocados tem experiência nacional e o novo técnico tem um estilo muito defensivo, o que já gerou muitas críticas no país.
Marcelo Moreno, atacante que passou por Cruzeiro, Grêmio e Flamengo é o craque do time, todas as fichas estão depositadas no camisa 9 que por onde passou foi ídolo por seus gols.
Provável escalação (equipe sofreu várias alterações nos amistosos preparatórios): Quiñones, Rodríguez (Hurtado), Raldes, Zenteno (Eguino) e Bejarano; Beizaga, Martín, Smedberg (Chumacero) e Pablo Escobar; Lizio e Marcelo Moreno; tec: Maurício Sória
Grupo B: Por Lucas Capeloci
Argentina - Atual vice-campeã mundial, a seleção argentina não é só favorita em seu grupo mas também em ganhar a copa. A seleção chega em busca do 15° título com o elenco mais valioso da competição, que conta com os craques Messi, Tevez, Aguero e
![]() |
Messi e Tevez não atuavam juntos desde a Copa América de 2011. Foto: globoesporte.globo.com |
Di Maria.
Os dois primeiros, que foram protagonistas junto de seus companheiros de Barcelona e Juventus respectivamente, para levar seus clubes a final da maior competição europeia, a Champions League, voltam a jogar juntos pela seleção.
Após a saída de Alejandro Sabella o novo comandante é Tata Martino, que percebe na Copa América uma boa oportunidade para testar o elenco já visando as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
Em seu último amistoso preparatório a equipe goleou a Bolívia pelo placar de 5 a 0, sem dificuldades. A estreia será contra os paraguaios, no dia 13 de junho, em La Serena.
Provável escalação: Romero, Zabaleta, Garay(Demichelis), Otamendi e Rojo; Mascherano, Biglia(Pastore) e Di María; Tevez, Messi e Aguero.
Técnico : Gerardo Martino
![]() |
Chiellini e Suárez,cena que causou a suspensão do uruguaio. Foto: globoesporte.globo.com |
Uruguai -
A celeste tenta defender o título da competição, conquistado em 2011 na Argentina. E é sem seu principal jogador Luis Suárez (que ainda cumpre suspensão por conta da mordida em Chiellini na Copa do Mundo) e com a presença da favorita seleção argentina em seu grupo que os uruguaios tentarão vencer.
Sem suas já referências, Forlán e Lugano, a aposta agora é em jovens jogadores como José Giménez, Diego Rolán e Giorgian de Arrascaeta, este conhecido pelos brasileiros, destaque do Cruzeiro.
O Uruguai goleou a Guatemala por 5 a 1, no estádio Centenário, em Montevidéu, no último amistoso antes da estreia na Copa América. O atacante Cavani, do Paris Saint-Germain e principal aposta ofensiva uruguaia, foi o destaque da partida ao marcar dois gols.
A estreia será contra a Jamaica no dia 13 de junho.
Provável escalação: Muslera, M.Pereira, Giménez, Godín e A.Pereira; Arévalo Rios, Sánchez e Lodeiro; C.Rodrígues, Cavani e Rolan.
Técnico : Óscar Tabarez
![]() |
Destaques do Guaraní não foram convocados.
Foto: globoesporte.globo.com |
Paraguai - Como a terceira força do grupo os paraguaios não passam de meros figurantes no grupo B da competição. Após a trágica campanha nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, a equipe tentará dar a volta por cima.
A seleção albirroja conta com a experiência de alguns jogadores como, o goleiro Justo Villar, e os atacantes Roque Santa Cruz e Nelson Haedo Valdez. Porém a convocação gerou criticas pela ausência de três destaques do semifinalista da Libertadores, Guaraní : o meia Julián Benítez e os atacantes Fernando Fernández e Federico Santander.
A estreia da seleção do Paraguai será dia 13 de junho, contra a Argentina.
Provável escalação: Villar, M.Cáceres, Da Silva, Aguilar e Piris(Samudio); V.Cáceres, Ortiz e Ortigoza; Benitez(Bobadilla), Santa Cruz e Barrios.
Técnico : Ramón Díaz
![]() |
Os jamaicanos estreiam na competição sul-americana.
Foto: Conmebol.com |
Jamaica -
Zebra do grupo, estreante na copa, candidatos a ser xodó dos torcedores e com possibilidade de maior visibilidade no futebol mundial, é assim que chega o representante caribenho para a Copa América.
A presença de seleções convidadas pela Conmebol já é uma constante, e dessa vez foram os jamaicanos, além dos mexicanos, os convidados representantes da Concacaf.
A seleção chega embalada pela conquista da Copa Caribenha de 2014 e uma sequência de seis jogos sem perder (quatro vitórias e dois empates).
Nos amistosos oficiais preparatórios para a competição os jamaicanos venceram a Venezuela por 2 a 1 e Cuba pelo placar de 3 a 0.
Os reggae boys estreiam na Copa América no dia 13 de junho, sábado, diante do Uruguai, em Antofagasta.
Provável escalação: Kerr, Mariappa, Morgan, Taylor e Lawrence; Austin, Watson e Mcanuff; Mattocks, Barnes e Mccleary(Brown).
Técnico : Winfried Schafer
A expectativa é de classificação dos argentinos sem grandes dificuldades na primeira colocação (passando pela ressalva de que o confronto direto no clássico contra os uruguaios seja determinante e a sua vitória confirmada), sendo o Uruguai o time mais provável a ocupar o segundo lugar do grupo, conseguindo a classificação para a fase de quartas de finais.
Grupo C: Por Gustavo Amado
Brasil: Tentando apagar o fiasco do 7x1, o Brasil volta a disputar uma competição internacional depois do vexame dos 7x1 contra a Alemanha. E para tentar apagar esse lado negativo, Dunga assume com promessas de mudanças e reformulação, para isso convocou novos jogadores, como Coutinho e Firmino, além disso conta com o atual artilheiro e campeão da Champions Neymar, que vem confiante para fazer uma grande competição e conquistar o título da Copa América. Mesmo com toda desconfiança Brasil é sempre favorito em qualquer competição.
8 vezes Campeão da Copa América (última em 2007)
1 Jefferson; 2 Dani Alves, 3 Miranda, 4 David Luiz, 6 Felipe Luís; 8 Elias, 22 Fernandinho, 19 Willian,18 Firmino (21 Coutinho); 10 Neymar e 9 Tardelli Técnico Dunga
Destaque– Neymar, vem de uma excelente temporada no Barcelona marcando muitos gols e conquistando 3 títulos.
Palpite – Favorito ao título
![]() |
James Rodriguez o maestro colombiano
Daily Mirror
|
Colômbia: Depois de uma excelente Copa do Mundo no qual James Rodriguez guiou a seleção até as quartas de final, sendo eleito a revelação do torneio, a Colômbia vem cheia de expectativas de fazer uma grande competição, para isso manteve 15 jogadores da última Copa, além disso conta com a volta de seu artilheiro Falcão Garcia que quer mostrar que ainda é um exímio atacante, mesmo depois da péssima temporada no Manchester United. Guiada por James e Falcão a Colômbia busca seu segundo título e se consolidar como a nova força da América
1 vez Campeão da Copa América (2001)
1 Ospina; 18 Zuniga, 2 Zapata, 22 Murillo e 13 Andrade; 6 Sanchez, 5 Valencia, 10 James e 11 Cuadrado; 17 Bacca(21 Martinez) e 9 Falcão Técnico José Pekerman
Destaque – James Rodríguez, a revelação da última Copa do Mundo e autor de um dos mais bonitos gols da história das copas, quer se consolidar no cenário do futebol mundial, para isso tenta levar a Colômbia longe na competição cotinental.
Peru: Com ajuda de Guerrero, peru tenta surpreender. Terceiro na última Copa América, o Peru tenta repetir a histórica campanha e para isso conta com a ajuda de Guerrero e do novo técnico Gareca, que para a competição levou 9 jogadores acima dos 30 anos, mesclando experiência e juventude. Com um poderoso e experiente ataque,(com Guerrero, Pizzarro e Farfan) Peru tem tudo para dar uma complicada na vida de muito defensor.
2 vezes Campeão (1939 e 1975)
23 Gallese; 13 Advincula, 4 Zambrano, 15 Ramos, 2 Céspedes; 5 Ballón, 17 Lobatón e 22 Ascues; 10 Farfan , 18 Carrillo e 9 Guerrero. Técnico – Ricardo Gareca
Destaque – Paolo Guerrero, autor de um dos gols mais importante da história do Corinthians o artilheiro da última Copa América tenta repetir o feito e levar o Peru pelo menos a próxima fase.
Venezuela:"Vino Tinto" tenta surpreender para passar de fase. A surpresa das últimas eliminatórias para a Copa, onde chegou a brigar por uma vaga, e semifinalista na última Copa América, tenta surpreender a todos mais uma vez e para isso deposita a confiança na qualidade de Arango e nos gols de Rondón.
Nunca foi campeão, melhor campanha foi um 4 lugar em 2011.
1 Baroja; 16 Rosales, 4 Vizcarrondo, 5 Amorebieta e 6 Cichero; 8 Rincón, 14 Lucena, 11 González e 18 Arango, 7 Miku e 9 Rondón. Técnico – Sanvicente
Destaque – Juan Arango, o meio campo do Tijuana é a esperança da equipe, com uma grande qualidade técnica e com uma excelente bola parada capaz de deixar qualquer goleiro com medo.
Palpite – Figurante
texto muito bom! Estou informada sobre a Copa América! Obrigada
ResponderExcluir