terça-feira, 3 de junho de 2014

Amistoso da seleção - Brasil x Panamá

 Na próxima quinta-feira (13) o Brasil faz a abertura da Copa do Mundo, na Arena Corinthians em Itaquera. Por isso foram agendados dois amistosos de preparação, um contra o Panamá, jogado no Serra Dourada em Goiânia, a escolha do técnico Luís Felipe Scolari: "Tínhamos uma dívida com Goias". O outro será nessa sexta  (6) contra a Sérvia no Morumbi em São Paulo. 
 Três jogadores ficaram na Granja Comary, centro de treinamento da seleção para aprimorar a forma física e/ou se recuperar de lesões. Foram eles Paulinho, Fernandinho e Thiago Silva. Felipão estava muito insatisfeito com um treino que foi realizado no domingo, disse que à muito tempo não tinha realizado um que lhe decepcionou tanto, e que queria uma boa apresentação para apagar essa má impressão. 

 Já com a numeração que será utilizada na copa o Brasil veio a campo com 12- Júlio César 2- Daniel Alves 4- David Luiz 13- Dante 6- Marcelo 17- Luiz Gustavo 16- Ramires 11- Oscar 7- Hulk 10- Neymar 9- Fred. Dentre esses apenas o zagueiro Dante e o volante Ramires não foram na copa das confederações e não devem ser titulares na do mundo.
 Como era de se esperar, o Brasil começou comandando a posse de bola e tentando criar mais e o Panamá saia em velocidade no contra-ataque, especialmente pelas laterais do extenso gramado do Serra Dourada, o jogo não estava ruim, mesmo assim poucas chances claras de gols para ambos os lados. Aos 25' em uma falta da entrada da área, Neymar bate com extrema categoria, coloca no ângulo, indefensável. A seleção canarinho se animou com a abertura do placar, logo em seguida ou mesmo Neymar deu uma belíssima caneta no zagueiro pela na entrada lateral da grande área (foi agarrado e persistiu na jogada) cruzou na direção de Fred, mas a bola foi um pouco alta e por pouco não saiu mais um gol. Aos 40' em bonito chute de trivela no cantinho Dani Alves amplia, 2x0. Daí até o final da primeira etapa ocorreram algumas confusões e o jogo ameaçou esquentar para o lado ruim. O juiz controlou bem a partida e puniu quando necessário evitando conflitos entre os atletas. Mesmo assim ao final da primeira etapa os autores dos gols foram reclamar com o árbitro e foram retirados de lá um pouco exaltados pelo técnico Felipão.


 Para a segunda etapa três modificações. Sairam Marcelo, Dani Alves e Ramires para a entrada de Maxwell, Maicon e Hernanes. Não deu tempo nem de aquecer, muito menos do locutor oficial anunciar as substituições e Hulk já marcou, recebeu lindo passe de letra do Neymar e tocou no canto do goleiro. Cheiro de goleada estava forte e aos 4' minutos, Fred recebeu outro belo cruzamento do inspirado camisa 10 (que deu até caneta no juiz) e sozinho cabeceou para longe. O Panamá deu seu primeiro chute apenas com 9 minutos do segundo tempo, mas não assustou. Susto mesmo veio em um cabeceio, segundos após a finalização, Júlio César escorregou, mas conseguiu voltar a tempo fez uma defesa complicada. O atacante Fred saiu sem conseguir deixar a marca dele, mas não por falta de oportunidade e deu lugar para Jô. Logo em seguida, um dos jogadores mais elogiados por Felipão por suas atuações nos últimos treinos, Willian, entrou no lugar de seu companheiro de Chelsea, Oscar. Na última alteração, a maior surpresa da convocação, Henrique entrou no lugar do novo zagueiro do PSG e contratação (de zagueiro) mais cara da história, David Luiz. Os bons rendimentos nos treinos ressaltados pelo técnico viraram gol, após mais uma jogada dele, sempre ele, Neymar, tocou para Maxwell que cruzou e Willian tocou para o fundo das redes e marcou o quarto gol. O Brasil começou a trabalhar a bola e rendeu gritos de "olé" do torcedor. Com 36' um lance muito confuso. Após cruzamento Maxwell tocou de cabeça, a bola pegou a trave e ficou viajando na área, e na disputa pelo alto um zagueiro Panamenho tirou a bola com a mão, o juiz viu, assinalou o pênalti e expulsou o infrator. Mas nada disso aconteceu, o bandeirinha havia marcado impedimento, erroneamente e impossibilitou o que seria o quinto gol. A goleada foi aplicada, mas não igualou os outros dois confrontos, ambos 5x0
Placar final: Brasil 4 x 0 Panamá


O Brasil apresentou um futebol bonito, ótima movimentação, encarou o jogo com seriedade e animou bastante a todos. Agora fica a pergunta se a seleção está realmente encaixada, ou o jogo foi fácil apenas pela grande diferença técnica entre os dois times. A resposta provavelmente só virá durante a Copa. O próximo amistoso será em São Paulo, contra a Sérvia dia 6. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário