quarta-feira, 18 de junho de 2014

Fim de uma era?

 Nessa terça-feira(18) a seleção da Espanha foi eliminada da Copa do Mundo precocemente e de maneira quase que vexatória. Dois jogos e duas derrotas incontestáveis. Chegará à terceira rodada sem chances matemáticas de classificação. Na minha opinião a razão para isso é extremamente clara. As equipes aprenderam a jogar contra o estilo de jogo espanhol, o famoso tiki-taka.


 Primeiramente é importante explicar como funciona esse Tiki-Taka. É um estio de jogo caracterizado por muitos passes, em sua grande maioria de curta distância e de intensa movimentação dos jogadores, trabalhando a bola por todas as partes do campo e mantendo a posse o máximo possível. O termo surgiu em 2006, quando um jornalista espanhol chamado Andrés Montes, ao narrar o jogo entre Espanha e Tunísia disse: "Estamos tocando tiki-taka tiki-taka". Muitos dizem que a origem é onomatopeica, devido ao barulho do relógio (um passe por segundo), outros dizem ser um brinquedo, que em espanhol chama Tiki-Taka (bolimbolacho em português).
 Esse estilo de jogo é muito usado pela seleção espanhola e o técnico Pep Guardiola (ex treinador do Barcelona e hoje em dia comanda o Bayern de Munique) também adora. A verdade é que o Tiki-Taka é indiscutivelmente eficiente. Todos os times que o usaram ganharam muitos títulos. A Espanha acabou com aquela péssima fama de "amarelona" e conquistou a Copa do Mundo e a Eurocopa (2x). O Barcelona (quando treinado por Pep) ganhou tudo e  mais um pouco. O Bayern de Munique foi o mais recente a ser introduzido a esse estilo de jogo e conquistou o título Alemão de forma incontestável. Mas nessa última temporada o jogo parece ter perdido essa eficiência. A Espanha foi eliminada na fase de grupos da copa. O barça sofreu nessa última temporada, e não ganhou nada. O Bayern perdeu feio para o Real pela Uefa Champions League (4x0 em casa). 
 Para mim muitos times aprenderam a jogar conta o Tiki-Taka. E como que faz para bater? O mais efetivo até hoje foi muita marcação, a partir da intermediária, sem dar espaços, especialmente para os craques do adversário e sair em contra-ataques. Volantes e zagueiros quase não saem, os atacantes ficam mais soltos no ataque e o objetivo é chegar ao campo de ataque com o mínimo de toques possível. 
 Teria chegado a hora de abandonar esse estilo de jogo? É uma pergunta difícil de se responder. O Barça parece estar fazendo contratações exatamente com esse intuito. Muitos especialistas dizem que a Espanha vai mudar drasticamente também. Só o tempo irá dizer qual a melhor solução para esse "problema" enfrentado por quem joga usando o Tiki-Taka. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário