segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Campeonato Paulista 2015

 Para muitos, o campeonato Paulista é o torneio estadual mais disputado do mundo. Não é a toa, afinal temos nada mais nada menos que quatro times gigantes disputando esse campeonato (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo), fora os times "pequenos" que sempre resolvem aprontar. Nos últimos 10 anos tivemos seis diferentes times comemorando o título e oito ficando com a segunda colocação. 

Em 2015 o torneio começará dia 1º de Fevereiro e terá o mesmo formato do ano passado. São 20 times divididos em 4 grupos de 5 times e os dois primeiros de cada grupo se classificam para a próxima fase. Relembrando que apenas as equipes de grupos diferentes se enfrentam em um turno, a pontuação vale para o seu grupo (sim, é um pouco confuso!). As quartas e as semis serão em jogo único com mando do time que teve a melhor campanha na primeira fase e a final em dois jogos. Em caso de empate o vencedor será decidido nos pênaltis. Os donos das quatro piores campanhas no geral, independente do grupo que estejam, serão rebaixados. A única mudança na regra para esse ano será a inscrição limitada de jogadores, no máximos 28.
 Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol, falou sobre a competição e espera ter mais públicos nos estádios: "Vamos fazer mais um ano em que o torcedor vai se acostumando com a competição, e ao se acostumar ele virá a estádio. Temos que entender que o futebol é entretenimento, vamos fazer festa".
O campeão levantará a taça dia 3 de maio

 Nessa segunda-feira (03) foi realizado um sorteio para decidir os grupos do campeonato em 2015. A tabela de jogos ainda não foi definida. Segue os grupos:

  Grupo 01: São Paulo, Ituano, São Bernardo, Mogi Mirim e RB Brasil
  Grupo 02: Corinthians, Ponte Preta, Audax, Rio Claro e São Bento
  Grupo 03: Palmeiras, Botafogo, Portuguesa, Linense e Marília
  Grupo 04: Santos, Penapolense, Bragantino, XV de Piracicaba e Capivariano

 É um pouco difícil de dizer minha opinião de como será o campeonato, já que tem tempo até o início do torneio e os elencos devem mudar. Mas segue o que eu acredito que irá acontecer:

 No grupo 1, o São Paulo não deve ter dificuldades para avançar. O atual campeão, Ituano, ficou na modesta 12ª colocação da 4ª divisão do Brasileiro. São Bernardo ganhou do Corinthians em pleno Pacaembu pelo paulista do ano passado, mas não deve assustar. O Mogi Mirim está nas semis da série C. O Red Bull (RB) se classificou para a série A1 do Paulista sendo vice-campeão da A2 ano passado. Eu acredito na classificação de São Paulo e Red Bull.
 No grupo 2, o Corinthians deve ter a vida mais difícil dentre os grandes, mas deve avançar sem maiores problemas. A Ponte Preta vem fazendo uma ótima campanha na série B do Brasileiro e praticamente já garantiu o acesso. O Audax tem apenas 10 anos de história e apresentou um belíssimo futebol na série A2 ano passado, onde ficou com a terceira colocação. Rio Claro e São Bento, times de pequena expressão correm muito por fora. Apostaria na classificação de Corinthians e Ponte Preta. 
 No grupo 3, o Palmeiras é o pior qualificado do campeonato brasileiro de 2014 entre os quatro grandes. Mas vem numa crescente boa e quase não corre mais riscos de rebaixamento. O Botafogo é considerado o maior do interior mas não vem bem nos últimos anos. A Portuguesa passa pela maior crise de sua história e foi rebaixada a série C do Brasileiro. O Linense ficou em 16º no último campeonato paulista e o Marília subiu esse ano como 4º colocado da segunda divisão, ou seja, foi o última a se classificar. Creio que Palmeiras e Botafogo devem passar para a segunda fase. 
 No grupo 4, o time da baixada santista ganhou cinco títulos paulistas nos últimos dez anos e por três vezes perdeu na final.  A Penapolense perdeu nas semi-final para o próprio Santos no ano passado. O Bragantino luta contra o rebaixamento na série B do Brasileiro. O XV de Piracicaba e o Capivariano dificilmente darão trabalho. Acho que Santos e Penapolense devem se classificar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário