quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Final da Copa do Brasil 2014

 Nessa quarta-feira (12) teremos o primeiro jogo da grande final da Copa do Brasil, conheceremos o campeão no dia 26/11, data da segunda partida. Os times mineiros dominaram a competição. Cruzeiro e Atlético disputarão o título. Caso o Atlético seja o vencedor, será pela primeira vez. Já o Cruzeiro já levantou essa taça quatro vezes. Antes mesmo de seu início, o jogo foi envolvido por algumas polêmicas.
 A primeira dela foi sobre a vaga na Libertadores. Aí surgiu uma dúvida que nem a própria Confederação Brasileira de Futebol soube responder. Quem herdará a vaga do Cruzeiro no torneio internacional, caso o time seja campeão? Já que é muito provável que o Cruzeiro conquiste sua vaga pelo campeonato Brasileiro. (Lembrando que as equipes que disputam a Libertadores, no caso do Brasil são os quatro primeiros colocados do Brasileirão de pontos corridos, o campeão da Copa do Brasil e um eventual campeão da Libertadores ou da Sul-Americana). Com a indecisão da CBF muitos boatos foram criados. Mas depois de uma semana, foi confirmado que o classificado será o quinto colocado no Brasileiro.
 A outra confusão foi com relação aos ingressos. A torcida Celeste infelizmente não poderá comparecer ao Independência hoje, isso por que eles abriram mão da carga de ingresso destinado aos visitantes. O time tomou essa decisão, quase que como um protesto, após ser comunicado que receberia 1871 bilhetes, ao invés dos 2302 (correspondente a 10% da capacidade total) como exige a regra da competição. "A diretoria lamenta ainda que nossa torcida não possa comparecer ao primeiro jogo da final devido às manobras da diretoria do Atlético Mineiro" Declarou Cruzeiro em nota. 
 Esquecendo um pouco os conflitos extra-campo. Esse duelo promete ser uma final pra lá de eletrizante. O Cruzeiro é o líder absoluto do campeonato Brasileiro, e foi campeão em 2013, tem tudo para ser bicampeão. O time realmente joga um futebol lindo de se assistir. Mas o Atlético vem em uma fase incrível nos últimos anos, ganhou a inédita Libertadores, e agora busca vencer a Copa do Brasil pela primeira vez. Em 2014 o Cruzeiro não venceu o rival, foram duas derrotas e dois empates. Além disso, o Atlético nunca perdeu no independência quando se trata de jogos contra a equipe Celeste. 

Diego Tardelli (dir.) e Ricardo Goulart (esq.) são as maiores esperanças de gols

 Aí vai uma comparação entre cada jogador dos dois times:
Nos duelos, o jogador à esquerda é do Atlético e à direita do Cruzeiro (Ex: Victor x Fábio. Victor é Atleticano e Fábio Celeste)

Goleiros:
 Victor x Fábio. Com certeza o duelo mais disputado dentre os onze jogadores. É extremamente difícil não ficar em cima do muro entre esse dois ótimos goleiros. Apesar de achar o Fábio melhor goleiro, mais seguro e constante, escolheria o Victor, por achar que ele vive uma fase melhor e por crescer, e muito, em momentos importantes. Na libertadores do ano passado ganhou até o apelido de São Victor

Defensores:
 Marcos Rocha e Mayke é outro duelo disputado. Mayke é melhor ofensivamente, tem 6 assistências no Brasileirão, contra 2 do atleticano. Defensivamente, Marcos Rocha leva a melhor. 104 desarmes contra 70. Ambos se encaixam muito bem no esquema tático de suas equipes. Mas creio que Mayke está um pouco a frente. 
 Leonardo Silva contra Léo. Dois bons zagueiros, na minha opinião Leonardo Silva é um pouco melhor, teve mais oportunidades de provar seu bom futebol e é crucial em momentos complicados. Léo vive um momento melhor e faz um torneio impecável, sendo indispensável nessa zaga. Por isso o Cruzeirense está um pouco a frente. 
 Jemerson x Manoel. Dois jovens zagueiros, e de muita qualidade. Manoel era ídolo no Atlético-PR, mas no Cruzeiro ainda não convenceu. Jemerson vive boa fase após começo complicado e vem adquirindo mais confiança em si mesmo com o tempo. Na minha opinião, Manoel é melhor zagueiro, mas Jemerson está melhor nas últimas partidas. 
 Douglas Santos e Egídio. Na minha opinião Egídio é muito melhor. Atuou muito mais, fez mais desarmes, mais cruzamentos, mais assistências. O time cruzeirense, leva mais uma vez a melhor.

Meias e atacantes:
 Josué contra Henrique. É o embate entre experiência e juventude. O Atleticano é mais rodado, mas o Cruzeirense vem jogando muito mais. É um ótimo embate, mas os números não mentem. 1x2 em gols, 82 x 109 em desarmes e 1088 a 1719 em passes, todos a favor do Cruzeirense o dão a vantagem.
 Dátolo x Lucas Silva. O Argentino do Atlético leva a melhor. Além de mais técnico e participativo, o vencedor vive uma fase melhor, o único aspecto que pesa a favor do perdedor é defensivamente, mas não é o suficiente para uma "virada".
 Luan e Éverton Ribeiro. O cruzeirense está muito a frente. Muito melhor tecnicamente, é jogador de seleção. Mesmo com as ótimas atuações nos últimos jogos de Luan, que vem sido decisivo, Éverton é indiscutivelmente melhor. 
 Maicossuel contra Ricardo Goulart. O Cruzeirense é melhor, também foi convocado para a seleção, apesar de ter decaído um pouco nos últimos jogos, ainda é mais decisivo. 
 Tardelli x Willian. O único duelo que o time atleticano leva a melhor. Tadelli foi titular da seleção nas últimas partidas e foi decisivo, marcando gol contra Argentina. 
 No comando do ataque, o Galo não conta mais com Jô. O jovem Carlos é quem está no lugar do afastado centro-avante e tem se mostrado útil e promissor. Mas a concorrência com Marcelo Moreno é desleal, já que o Boliviano, além de mais experiente, é um dos artilheiros do campeonato. Mas é bom que Fábio abra o olho, por que o jovem atacante do atlético tem dado trabalho para as defesas adversárias. 

O time teria 7 representantes da Raposa e 4 do Galo. Ficando com a seguinte escalação: Victor; Mayke, Léo, Jemerson, Egídio; Henrique, Dátolo, Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart; Tardelli e Marcelo Moreno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário