O UFC 180 foi o primeiro na história realizado no México. A luta principal estava marcada para ser entre o campeão dos pesos pesados, Cain Velasquez e o desafiante Fabricio Werdum. Mas com a lesão no joelho de Cain, o brasileiro enfrentou o Neo Zelandês Mark Hunt na disputa do cinturão interino. Esse UFC também foi marcado pela final do TUF America Latina. O time treinado por Velasquez era composto apenas por mexicanos e se deu melhor no geral, levou três lutadores às duas finais (Alejandro Perez, José Quiñones e Yair Rodriguez), o outro lutador (Leonardo Morales) é do time Werdum, composto por lutadores de outros países da América do Sul e central.
![]() |
estatísticas dos dois lutadores da luta principal |
A luta principal foi boa, mas acabou relativamente rápido. As estratégias traçadas por cada um eram óbvias. Mark Hunt é um exímio striker (gosta de trocar socos em pé) e seu objetivo era nocautear. Werdum é bom em pé, mas seu ponto forte está no jiu-jitsu e queria um finalização.
A luta começou e isso ficou mais claro ainda. O brasileiro estava louco para levar a luta para o chão, mas o neozelandês é muito bom em defesa de quedas (o 2º melhor no UFC) e a diferença de estatura (Werdum é 15cm mais alto) dificultava mais ainda a missão do Brasileiro. No primeiro round, as mãos pesadas de Mark Hunt entraram e isso lhe rendeu 2 nockdowns (quando um soco faz com que seu adversário caia no chão). Fabrício tinha todo o púbico ao seu lado, e isso foi importante para ele voltar bem no segundo assalto, mesmo tenho perdido claramente o primeiro.
Faltando um pouco menos de 3 minutos para o fim da segunda parte de cinco da luta, Werdum fintou que iria atacar as pernas para tentar derrubar seu adversário e acertou uma joelhada espetacular no rosto de Mark Hunt, que sentiu, foi ao chão semi-nocauteado e o brasileiro completou com alguns socos, obrigando o arbitro a interromper a luta. Após garantir o cinturão, o novo campeão regiu a torcida mexicana, como um maestro.
O MMA cresce tanto exatamente por isso, um craque no jiu-jitsu, faixa preta nocauteou um especialista em luta em pé.
![]() |
Werdum é o dono do cinturão interino |
Card principal:
#1 Fabricio Werdum x #4 Mark Hunt (Nocaute técnico - joelhada sensacional e socos) Campeão interino dos pesados
#7 Jake Ellenberger x #11 Kelvin Gastelum (Finalização - mata leão)
#4 Ricardo Lamas x #7 Dennis Bermudez (Finalização - guilhotina)
Augusto Montano x Chris Healtherly (Nocaute técnico - joelhadas)
Edgar Garcia x Héctor Urbina (Finalização - guilhotina)
Card preliminar:
Yair Rodriguez x Leonardo Morales (Decisão unânime) campeão do TUF América Larina nos penas
Alejandro Perez x José Quiñonez (Decisão unânime) Campeão do TUF América Latina nos galos
#6 Jessica Eye x #13 Leslie Smith (Interrupção médica - atleta "estourou" a orelha)
Gabriel Benitez x Humberto Brown (finalização - guilhotina)
Henry Briones x Guido Cannetti (Finalização - Mata leão) destaque muito positivo para essa luta
Marcos Beltran x Marlon Vera (Decisão unânime) - não concordei com o resultado da luta, eu daria a vitória para Marlon
*Os lutadores em negrito venceram suas lutas
O próximo UFC será em Autin (EUA) no dia 22 de novembro. A luta principal será pela categoria pena entre Club Swanson e Frank Edgar
Nenhum comentário:
Postar um comentário